Buscar

Autoria, Coautoria ou Participação ?

“ Uma quadrilha se associa para assaltar um banco e nessa associação criminosa havia uma distribuição de tarefas. Um dos integrantes do grupo fica designado para ficar do lado de fora da agência aguardando com o veículo (motorista) para dar fuga depois de terminado o assalto. ”

A pessoa que guiava o veículo comete uma Autoria, Coautoria ou Participação ? 

Deve-se levar em conta o Art. 157 do Código Penal

 

💡 3 Respostas

User badge image

Bo Oliveira

questão muito ampla, então resumindo:

autoria: aquela pessoa que comete o delito diretamente, é o autor do delito aquele que percorre o iter criminis

Coautoria: é uma segunda pessoa que comete o crime em conjunto, na coautoria o coautor comete a ação do crime juntamente com o outro coautor, ou seja, ambos praticam os mesmos atos executórios previsto no tipo do crime

Participação: neste caso o partícipe age realizando conduta diversa do verbo do tipo, realizando uma ação a fim de auxiliar para a consumação do crime.

2
Dislike0
User badge image

Giovanna

Existe uma confusão constante entre autoria, coautoria  e participação.

Contudo neste caso concreto acima mencionado, é óbvio que a cada um dá-se a pratica referida. Vamos então elucidar os conceitos à cada instituto. Visto que, será através disso que facilitará mehor compreensão e claro lhe dará a resposta óbvia.

Autor é quem pratica o crime (por exemplo, no caso do homicídio, quem apertou o gatilho). Às vezes temos mais de um autor. Nessa caso, chamamos de co-autores. Os co-autores podem ter o mesmo tipo de envolvimento (por exemplo, todos atiraram na vítima) ou podem ter participações distintas (por exemplo, um pode ter planejado – chamado de autor intelectual – e o outro executado o homicídio).
 
Já o partícipe é quem ajuda. Por exemplo, quem, sabendo das intenções do autor, o leva ao local onde a vitima para que ele possa matá-lo, ou quem ajuda o autor a fugir.

É importante não confundirmos o partícipe com quem é autor de um crime relacionado ao crime principal. Por exemplo, se Fulano leva Beltrano até a casa da vítima, e depois que Beltrano mata a vítima, Fulano não só o ajuda a fugir, como também joga o cadáver no mar, ele terá sido partícipe no homicídio e autor no crime de ocultação de cadáver.

Portanto, a pessoa que guiava o veículo é um particpe ( conforme o artigo acima referido).

2
Dislike0
User badge image

Bo Oliveira

no caso da asociação para a pratica reiteradas de crimes, mesmo havendo divisão de tarfeas todos os integrantes são autores do art 288, porém no crime específico como o ex do art 157 seguiremos a regra norma de autoria coautoria e participação, logo quem dirige o veículo e fica na cobertura será o partícipe

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais