Buscar

aonde começa a digestao da proteína?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A proteína é uma união de pequenas moléculas, que são a menor parte divisível de uma célula. Quando três aminoácidos ou mais se unem eles forma uma macromolécula que a partir de então receberá a denominação de proteína. Elas foram descobertas através de estudos feitos com sangue e ovos, durante o século XIX.


A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). Com isso, as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas.


A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas. No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase). Após, os peptídeos e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas, 1% da proteína ingerida é excretada nas fezes. Os aminoácidos participarão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos (anabolismo e catabolismo).

1
Dislike0
User badge image

V .

A digestão de proteínas inicia-se no estômago pela ação da pepsina, que é uma endopeptidase (cliva ligações peptídicas no meio da cadeia polipeptídica), ou seja, ela quebra a molécula de proteína em peptídios menores. O ácido clorídrico produzido no estoômago auxilia na desnaturação de proteínas e na ativação do pepsinogênio, que é convertido na enzima ativa pepsina

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais