Buscar

caso concreto sobre lei de tortura

ROMOALDO, padrasto de L.T, de 11 anos de idade, foi denunciado pelos vizinhos por ter submetido a criança a intenso sofrimento físico e mental com o fim de castigá-la ao agredi-la por diversas vezes com a utilização de seu cinto, pois esta estava brincando na sala de sua casa no momento em que ROMOALDO assistia ao jogo final do campeonato estadual de futebol e o barulho da brincadeira atrapalhava sua concentração no jogo. Dos fatos, ROMOALDO restou denunciado pelo delito de maus -tratos, previsto no art.136,§1º, do Código Penal. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os crimes em espécie e crimes hediondos e equiparados, responda de forma objetiva e fundamentada se a capitulação da conduta de ROMOALDO está correta.

💡 3 Respostas

User badge image

Tatiana Moreira Assumcao Pereira

Concordo com você.

0
Dislike0
User badge image

Jefferson Nóbrega

A capitulação está totalmente errada ao afirmar que a conduta de Romualdo é tipificada como maus-tratos. Haja vista que para ser considerado o crime do art 136 o acusado abusa dos meios correcionais, com intuito educativo, ou seja, afim de educar a vítima o mesmo abusa da correção para educar. Romualdo ao submeter a criança um INTENSO SOFRIMENTO FÍSICO e MENTAL, comete crime de tortura, conforme trata a LEI Nº 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997. Art 1, II da referida Lei.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Está incorreta, conforme o artigo 1º inciso II da lei 9.455 de 1997 que dispõe sobre o crime de tortura:

Art. 1º Constitui crime de tortura:

II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Pena - reclusão, de dois a oito anos.

Dessa forma, como a criança foi submetida a intenso sofrimento físico e mental como forma de castigo o crime correto seria o de Tortura e não o de maus tratos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais