Buscar

Como Calcular perda de altura por atrito para um escoamento laminar?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Diane

Usando a influência da espessura da Película Lâminar, experimento de Nikuradze

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Perda de carga é a energia perdida pela unidade de peso do fluido quando este escoa. Termo muito utilizado em engenharia e mecânica dos fluidos.

A perda de carga (altura) num tubo ou canal, é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha.

Podem ser contínuas, ao longo dos condutos regulares, acidental ou localizada, devido a circunstâncias particulares, como um estreitamento, uma alteração de direção, a presença de uma válvula, etc.

Nesse contexto, para o cálculo da perda de carga por atrito, comumente emprega-se a Fórmula Universal da Perda de Carga, expressa abaixo:

\(h_f=f\cdot \dfrac L D\cdot \dfrac{v^2}{2\cdot g},\)

em que \(h_f\) é a perda de carga em metros de coluna d'água; \(L\) o comprimento da tubulação em metros; \(D\) o diâmetro da tubulação em emtros; \(v\) a velocidade da água em metros por segundo; \(g\) a aceleração da gravidade em metros por segundo ao quadrado; e \(f\) o fator de atrito, dependente do material da canalização e do número de Reynolds.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Perda_de_carga. Acesso em 03 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais