Buscar

av 2 logistica reversa unopar 2 semestre 2017

1)

Conforme resoluções do Conama, os fabricantes de pneumáticos são responsáveis pela destinação final de seus produtos lançados no mercado. Há estabelecimento de prazos e quantidades para coleta e destinação final de forma ambientalmente adequada para pneumáticos inservíveis.

 

Analise a asserção a seguir e escolha a alternativa que contém o termo que completa corretamente a lacuna.

 

(______________________) é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

 


Alternativas:

  • a)

    Dunlop reverse.

  • b)

    Reciclewheel.

  • c)

    Reciclanip.

  • d)

    Pirelli inciative.

  • e)

    Greenwashing.

2)

O setor da construção civil, responsável por cerca de 14% do PIB nacional, é um dos mais dinâmicos e sempre foi de uma grande utilidade social por ser um dos maiores empregadores de mão de obra. Entretanto, este setor coloca pressão sobre o meio ambiente em duas vertentes: a primeira é que o setor é um dos maiores consumidores de matérias primas naturais, com algo entre 20% e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade. A segunda vertente é a destinação dos seus resíduos, que são igualmente, muito volumosos.

 

Analise verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir e escolha a alternativa correspondente.

 

( ) A gestão do processo produtivo, se implantada no setor da construção civil, pode diminuir a geração dos resíduos sólidos e permitir o seu gerenciamento correto no canteiro de obras, partindo da conscientização e da sensibilização dos agentes envolvidos e criando uma metodologia própria para cada empresa.

( ) As sobras da construção civil possuem diversas características físicas como, pedaços de madeira, argamassa, concreto, plásticos, metais, entre outros tipos de resíduos que aparecem em áreas e tempos diferentes, que correspondem aos distintos períodos da atividade de construções de obras, momento em que frequentemente ocorre a mistura, nos equipamentos de transporte de entulho.

( ) O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) define as responsabilidades e os deveres de cada município no sentido de licenciar as áreas para disposição final dos resíduos da construção civil. Para isso, os municípios devem implementar o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.


Alternativas:

  • a)

    VFV.

  • b)

    FVF.

  • c)

    VVF.

  • d)

    FFF.

  • e)

    VVV.

3)

Os óleos lubrificantes representam cerca de 5% do volume total do petróleo refinado, sendo obtidos na destilação do petróleo pelas refinarias.

Analise as asserções a seguir e escolha a alternativa correta.

 

I - Embora aconteça a emanação de gases de metais pesados, a queima é a única alternativa de disposição técnica controlada.

II - Após o consumo do óleo, inicia-se a cadeia reversa do setor, normalmente em armazéns de distribuidoras, por meio da coleta em pontos de coleta no país.

III – Em um fluxo de cadeia reversa de distribuição de óleos lubrificantes, o óleo usado coletado pode ser usado em mistura com diesel ou em mistura asfáltica.

IV - Em um fluxo de cadeia reversa de distribuição de óleos lubrificantes, o óleo usado coletado pode ser destinado à indústria de rerrefino.


Alternativas:

  • a)

    Estão corretas apenas I, II e IV.

  • b)

    Estão corretas apenas II, III e IV.

  • c)

    Estão corretas apenas I, II e III.

  • d)

    Estão corretas apenas I, III e IV.

  • e)

    Estão corretas I, II, III e IV.

4)

Um percentual de 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas (plásticas, metálicas e de papelão) colocadas no mercado são passíveis de reciclagem. Os 5% restantes são embalagens que tecnicamente não podem ser lavadas (como embalagens flexíveis e embalagem que acondicionam produtos não miscíveis em água). 

Cada um dos participantes desta cadeia dos recipientes plásticos de defensivos agrícolas tem atribuições específicas quanto à logística reversa.

Associe corretamente a coluna do participante da cadeia com a coluna da sua responsabilidade e escolha a alternativa correspondente.

 

1- Agricultor A- recolher as embalagens vazias das unidades de recebimento, dar a destinação correta de reciclagem ou incineração, orientar e conscientizar.
2- Distribuidor B- indicar o local de entrega das embalagens vazias na própria nota fiscal, disponibilizar e gerenciar o local de recebimento, emitir o comprovante de entrega, orientar e conscientizar.
3- Fabricante. C- realizar a tríplice lavagem nas embalagens, inutilizá-las evitando o reaproveitamento, armazená-las temporariamente, entregá-las na unidade de recebimento, dentro do prazo de um ano.

Alternativas:

  • a)

    1/B; 2/C; 3/A.

  • b)

    1/A; 2/B; 3/C.

  • c)

    1/B; 2/A; 3/C.

  • d)

    1/C; 2/A; 3/B.

  • e)

    1/C; 2/B; 3/A.

5)

O pneu é considerado um resíduo especial dentre a gama de resíduos sólidos que o homem começou a produzir, a partir do desenvolvimento de novas ferramentas. Assim, o pneu é considerado especial por conta da quantidade produzida e da destinação inadequada que se dá a ele, pois esta depende de tecnologia apropriada. 

 

Qual é o nome do processo que ocorre em pneus por meio de substituição da banda de rodagem e de toda a superfície do pneu?

 


Alternativas:

  • a)

    Reciclagem.

  • b)

    Recauchutagem.

  • c)

    Remoldagem.

  • d)

    Cimenteirização.

  • e)

    Vulcanização.

💡 1 Resposta

User badge image

otica emcasa ótica

1) reciclanip

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais