Buscar

Qual a diferença entre Pênfigo-Penfigóide

💡 2 Respostas

User badge image

Wilson Nogueira

" Clinicamente, o Pênfigo exibe erosões superficiais irregulares e ulcerações, podendo apresentar formação de vesículas ou bolhas que, após se romperem, deixam uma superfície desnuda e eritematosa. Já no Penfigóide, existe a presença de vesículas ou bolhas, que após ruptura formam uma área ulcerada dolorosa."

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O pênfigo e o penfigóide bolhoso pertencem a um grupo de doenças na dermatologia que denominamos de buloses ou doenças bolhosas. Essa denominação refere ao fato de que nessas doenças a principal manifestação na pele é o surgimento de bolhas.


Os pênfigos ainda são divididos em dois tipos principais, o vulgar e o foliáceo. Existem diferenças clínicas e no exame histopatológico (biópsia de pele) entre todas as doenças bolhosas, mas de forma geral os pênfigos tendem a apresentar bolhas maiores, e o tratamento pode ser um pouco mais demorado, quando comparado ao penfigóide. Essas doenças podem acometer pessoas de todas as idades, porém são bem mais frequentes nos adultos. Existem formas específicas de doenças bolhosas que acometem as crianças, podendo ser genética ou não, e são chamadas de epidermólises.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais