Buscar

Direito Penal 1

¿Distrito Federal tem lei seca durante as eleições¿. Conforme notícia veiculada nos jornais locais, o Distrito Federal proibiu a venda de bebidas alcoólicas em todo o seu território entre 0h e 18h do dia 05/10/2014, dia das eleições. Contudo, Inácio Loyola, proprietário do bar Vem quem quer, foi autuado em flagrante por crime de desobediência (art. 330 do CP), por estar vendendo bebidas para pronto consumo apesar da proibição. Sendo certo, que no dia seguinte já não se aplicava mais a referida proibição. Inácio compareceu ao Juizado Especial se deu em 25/01/2015. Assinale a opção que corretamente estabelece a aplicação da lei.

B- A lei não será aplicada, já que depois do dia 05/10/2014, a venda de bebidas alcoólicas para pronto uso deixou de ser considerado crime, ocorrendo o abolitio criminis.
  D- Não é possível aplicação da lei, em razão do princípio da reserva legal, pois a lei penal não proíbe a venda de bebidas alcóolicas.
  A- Trata-se de lei penal excepcional, a qual não se aplica o princípio da retroatividade, razão pela qual será aplicada.
  C- Apesar de haver ocorrido o abolitio criminis aplica-se a lei, uma vez que a lei penal por se tratar de legislação eleitoral.

💡 3 Respostas

User badge image

Geissimara Silva

Resposta correta letra A-Trata-se de lei penal excepicional, a qual não se aplica o princípio da retroatividade, razão pela qual será aplicada. Pois se trata de uma lei estipulada para vigorar durante um certo prazo e mesmo em beneficio do reu não pode retroagir ja que leis excepicionais são criadas pra determinadas ações ilicitas e não retroagem mesmo em beneficio do réu.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Primeiramente deve ser observado o artigo 3º do Código Penal que dispõe:

Lei excepcional ou temporária

        Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.

A assertiva A está correta pois é a única da questão que trata de lei excepcional ou temporária, visto que, no meu ponto de vista, no caso em questão trata-se de lei temporária em virtude de a proibição ser entre a 0h e 18h. Seria excepcional se por acaso tivesse existindo um acontecimento extraordinário e a lei terminasse de viger ao fim desse acontecimento. 

A assertiva B está incorreta, pois a lei excepcional ou temporária tem ultratividade, isto é, continua tendo vigência mesmo depois de revogada.

A assertiva C está incorreta, pois, não houve abolitio criminis. 

A assertiva D está incorreta, pois a lei proibia sim a venda. 

Obs.: Questão que cabe recurso. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais