Buscar

Quando se inicia a vida humana?

Afinal, a vida se inicia na concepção, durante a gestação, ou só no nascimento? Perguntinha capiciosa, rs.

💡 13 Respostas

User badge image

leandro pereira

Há pelo menos quatro linhas de pensamento para essa questão (veja a tabela abaixo). Foi o que se constatou no final de abril em uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) que confrontou representantes das diferentes correntes. A audiência aconteceu em função de uma ação movida pela Procuradoria Geral da República contra a Lei de Biossegurança, aprovada em 2005, que libera pesquisas com células-tronco de embriões humanos. Dependendo da opinião em relação ao início da vida, muda toda a lógica relacionada não só ao uso de células-tronco mas também a outras questões polêmicas, como o aborto. Apesar de a reunião no STF não ter sido conclusiva, um novo debate não está previsto. O ministro Carlos Ayres Britto, relator da ação, que ouviu os argumentos de cada grupo, agora redigirá seu parecer. Em seguida, com base no relatório do ministro, o STF decidirá se as pesquisas com células-tronco continuam ou não.

 

 
2
Dislike0
User badge image

Ricardo Nunes

Boa pergunta! Muitas pessoas tem respostas diferentes. Mas enfim, pelo que eu lembro de ter estudado, acredito que seja pela concepção, pois na gestação a criança ainda não faz parte da sociedade, quanto ao nascimento, pode ser levado em consideração o fato de o bebê nascer sem vida, já a opção da concepção (que também tem relação com o nascimento) é a partir do momento que o baby nasce, e ele ja faz parte da sociedade, iniciando assim sua vida. 
Abraços!

1
Dislike0
User badge image

Alexce Chaves da silva

para o Direito no caso(por que o inicio da vida e discutido em outras areas tambem), a vida se inicia com o nascimento com vida que é determinado pela presença de respiração ainda que antes disso o codigo civil art. 2 garanta sim direitos ao nascituro.

acredito que a questão não remeta a discussão sobre pesquisas, mas essas discusões podem no futuro mudar esse entendimento sobre direitos da personalidade prinipalmente no tangente a integridade fisica.

Resumindo: para o Direito brasileiro a vida se inicia com o nascimento com vida.

espero ter ajudado, bons estudos

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais