Buscar

Teoria da administração

Os executivos de uma empresa do setor de fast food que mantêm lojas em todo o território nacional estão preocupados com a recorrência de matérias na mída sobre os prejuízos causados à saúde pelos maus hábitos alimentares, atribuídos à baixa qualidade das refeições rápidas, foco do negócio da empresa. Como reação, esses executivos desenvolveram um processo de remodelação das lojas e das embalagens dos produtos, buscando incorporar uma concepção de boa relação com o meio ambiente, utilizando materiais reciclados e informando o fato nas embalagens e nas campanhas de mídia. Outra ação foi incorporar insumos naturais ao cardápio das lojas, ampliando o número de opções. Isso acarretou o aumento da complexidade na operação, elevando o tempo de espera dos clientes e o preço final de venda dos itens, o que implicou perda de vendas. Por outro lado, foi identificado aumento no valor da marca após as ações tomadas. Considerando a situação acima, avalie as afirmações a seguir.

I.Considerando-se as funções do administrador segundo Fayol, a remodelação das lojas e dos produtos da empresa relaciona-se com as funções de especialização e de seguranca.

II.A fim de reverter o aumento no tempo de espera dos clientes, é possível empregar técnicas da teoria da administração científica, as preconizadas por Taylor, incorporando eficiência à produção através da padronização dos processos e do estudo dos tempos e dos moviemntos nas operações dos funcionários.

III.Dentre as funções básicas da empresa segundo Fayol, a empresa mencionada no caso utiliza-se, com maior ênfase, das funções técnicas e comerciais.

IV.A empresa mencionada utiliza-se de um das idéia de Mary Parker Follett, da teoria transitiva, que preconiza a visão de integrar a organização como um sistema cooperativo, sistema este que visa somar os esforços dos executivos, aos da empresa, criando um propósíto organizacional, somando os interesses da sociedade aos interesses da organização.

É correto apenas o que se afirma em :
I, II e IV.

II e III.
III e IV.
I e II, III e IV.
I, II, III.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Gestão é a administração de uma organização, seja uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou um órgão governamental. A administração inclui as atividades de definição da estratégia de uma organização e coordenação dos esforços de seus funcionários (ou voluntários) para atingir seus objetivos por meio da aplicação de recursos disponíveis, como recursos financeiros, naturais, tecnológicos e humanos. O termo "gerenciamento" também pode se referir às pessoas que gerenciam uma organização.


Organizações maiores geralmente têm três níveis de gerentes, que normalmente são organizados em uma estrutura hierárquica e piramidal:

  • Gerentes seniores, como membros de um Conselho de Administração e um CEO ou um presidente de uma organização. Eles definem os objetivos estratégicos da organização e tomam decisões sobre como a organização geral irá operar. Os gerentes seniores geralmente são profissionais de nível executivo e fornecem orientação para a gerência média que direta ou indiretamente se reporta a eles.

  • Os gerentes intermediários, exemplos disso, incluem gerentes de agências, gerentes regionais, gerentes de departamentos e gerentes de seção, que fornecem orientação aos gerentes de linha de frente. Os gerentes intermediários comunicam os objetivos estratégicos da alta administração aos gerentes da linha de frente.

  • Os gerentes de nível inferior, como supervisores e líderes de equipe da linha de frente, supervisionam o trabalho de funcionários regulares (ou voluntários, em algumas organizações voluntárias) e orientam seu trabalho.


Portanto, as afirmativas corretas são as afirmativas I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais