Buscar

Qual é a resposta hormonal na hipocalcemia e hipercalcemia?

💡 2 Respostas

User badge image

Janayne Worm Barbosa

Na hipocalcemia, há um aumento rápido da secreção de PTH pelas células paratiroideanas e, em questão de horas, há um aumento no nível de mRNA para a síntese de PTH. Esta resposta de aumento de secreção de PTH está diretamente relacionada ao mecanismo de percepção dos níveis séricos de cálcio, mediado pelo CaR. O PTH mobiliza o cálcio ósseo, aumentando o fluxo de cálcio do osso para a circulação sanguínea; reduz a excreção renal de cálcio, aumentando a reabsorção de cálcio pelos túbulos distais; e aumenta a produção de 1,25(OH) 2 D 3 a nível renal. Por sua vez, este metabólito ativo da vitamina D age no intestino, aumentando a absorção do cálcio proveniente da dieta. Assim, por meio da ação conjunta do PTH e da vitamina D, a concentração de cálcio sérico se eleva, resultando na diminuição de PTH, completando o mecanismo clássico de feedback negativo;

Na hipercalcemia ocorre a supressão da secreção de PTH e, consequente, a redução da síntese de 1,25(OH) 2 D 3 , com resultante diminuição da reabsorção renal de cálcio, da mobilização do cálcio do osso e da absorção do cálcio pelo intestino. Neste caso, o excesso de cálcio circulante é "sentido" pelo CaR que, uma vez ativado, sinaliza a informação para a célula paratiroideana secretar menos PTH. A hipercalcemia também estimula diretamente a secreção de calcitonina pelas células C tiroideanas por meio de um mecanismo de feedback positivo.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Hipocalcemia é definida como a concentração de Cálcio no soro, inferior a 8,5 mg/dl ou cálcio iônico menor que 1 mEq/l, enquanto que a hipercalcemia é definida como a concentração de Cálcio no soro, superior a 11 mg/dl. 


O cálcio é absorvido a partir dos alimentos na presença de acidez gástrica normal e vitamina D e é excretado principalmente nas fezes e, parcialmente pela urina. O nível sérico de cálcio é controlado pelo hormônio paratireoidiano (PTH) e calcitonina.


Assim, quando o nível sérico de cálcio ionizado está baixo, as glândulas paratireoides secretam PTH, que aumenta a absorção de cálcio a partir do trato gastrintestinal e a reabsorção de cálcio a partir do túbulo renal, além de liberar o cálcio do osso. Quando o cálcio sérico aumenta de forma excessiva a tireoide secreta calcitonina, que inibe a reabsorção de cálcio.

Fonte: http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/disturbios-do-calcio-hipocalcemia-e-hipercalcemia/. Acesso em 21 de julho de 2018.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais