Buscar

Qual mecanismo de defesa passa a atuar no caso da inflamação não conseguir conter a infecção?

💡 2 Respostas

User badge image

Luciana Pires

Caso a resposta inflamatória não seja eficaz na contenção da infeccção, o sistema imune passa a depender de mecanismos mais específicos e sofisticados, dos quais tomam parte vários tipos celulares, o que chamamos resposta imune específica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesse caso o corpo humano utiliza uma segunda linha de defesa, que nesse caso é a resposta imunológica., humoral e celular. O sistema imunológico protege o corpo de substâncias possivelmente perigosas, reconhecendo e respondendo a antígenos . Os antígenos são substâncias (geralmente proteínas) na superfície de células, vírus, fungos ou bactérias. Substâncias não-vivas, como toxinas , substâncias químicas, drogas e partículas estranhas (como uma lasca) também podem ser antígenos. O sistema imunológico reconhece e destrói, ou tenta destruir, substâncias que contêm antígenos.


A imunidade inata ou inespecífica é o sistema de defesa com o qual você nasceu. Ele protege você contra todos os antígenos. A imunidade inata envolve barreiras que impedem que materiais nocivos entrem em seu corpo. Essas barreiras formam a primeira linha de defesa na resposta imune.


A resposta inflamatória (inflamação) ocorre quando os tecidos são lesados ​​por bactérias, traumas, toxinas, calor ou qualquer outra causa. As células danificadas liberam substâncias químicas, incluindo histamina, bradicinina e prostaglandinas. Esses produtos químicos fazem com que os vasos sanguíneos vazem fluido para os tecidos, causando inchaço . Isso ajuda a isolar a substância estranha de contato adicional com os tecidos do corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais