Buscar

A alteração no turno de trabalho do noturno para o diurno de forma unilateral é licita?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Lima

Sim, tendo em vista que se considera que o trabalho diurno é mais benéfico a saúde do trabalhador.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É lícita a alteração, pois a jurisprudência entende não haver lesão ao princípio da inalterabilidade contratual lesiva, haja vista a presunção de que o trabalho diurno é mais benéfico que o noturno, pois permite maior atendimento a questões de segurança e saúde, além de favorecer o convívio social e familiar do trabalhador.

CONTRATO DE TRABALHO. ALTERAÇÃO. HORÁRIO DE TRABALHO. JUS VARIANDI.

1. Em princípio, situa-se no campo do jus variandi patronal determinar o horário de prestação dos serviços, já que, suportando os riscos do empreendimento, cabe-lhe a organização dos fatores de produção.

2. É lícito o ato do empregador que altera o horário de trabalho do empregado, transpondo-o do turno noturno para o diurno, haja vista afigurar-se social e biologicamente mais benéfico ao empregado.

3. A licitude ainda mais transparece quando se atende para a circunstância de que há cláusula contratual expressa assegurando tal prerrogativa e não se observa atitude maliciosa do empregador em causar prejuízo ao empregado, ou impedir a execução de outro contrato de trabalho.

4. Recurso de revista conhecido e provido.

(PROC. Nº TST-RR-10375/2002-900-04-00.0 - Ac. 1ª T - Redator Designado Ministro JOÃO ORESTE DALAZEN - DJ. L9.12.2006)

A situação se mantém independentemente da perda do adicional noturno, pois junto com a perda da parcela remuneratória, cessa também a causa lesiva que lhe fundamenta juridicamente (Súmula 265, do TST):

ADICIONAL NOTURNO. ALTERAÇÃO DE TURNO DE TRABALHO. POSSIBILIDADE DE SUPRESSÃO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003

A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.

Situação diversa ocorreria na alteração do turno diurno para o noturno, situação que se considera mais prejudicial e depende de anuência do trabalhador, nos termos do art. 468, da CLT.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais