Buscar

A articulação sacroiliaca é um exemplo de articulação sinobial de que tipo?

💡 1 Resposta

User badge image

Tamara Lima

Na verdade é uma articulação que vai depender da referência utilizada. 
Existem livros e livros de diversos autores e infelizmente acabamos encontrando classificações diferentes. 
O mais conhecido hoje, é de que a sacroilíaca é uma articulação sinovial em sua porção anterior e ligamentar em sua porção posterior. A faceta auricular do sacro, coberta de cartilagem hialina, é maior do que sua correspondente ilíaca, coberta de fibrocartilagem. Essas superfícies são geralmente lisas até a puberdade e rugosas com o avanço da idade. As superfícies apresentam uma forma sinusoidal de posterior para anterior, com um sulco ocupando a faceta sacral e uma elevação correspondente ocupando a faceta ilíaca. 

1
Dislike0
User badge image

1 212105041

As articulações sinoviais são as articulações mais comuns do corpo humano. Elas são móveis e compostas por líquido sinovial, são mantidos no lugar por ligamentos, e protegidas por uma cápsula articular, recoberta por cartilagem. Uma substância chamada sinóvia, é produzida nas articulações sinoviais. A sinóvia evita a fricção decorrente dos movimentos entre ossos e cartilagem, e permite igualmente a nutrição da cartilagem. As articulações sinoviais são chamadas também de diartroses. Elas realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular.  A articulação sacroilíaca é uma enorme articulação estável que tem componentes fibrosos e móveis. As superfícies auriculares do ílio e do sacro se articulam para formar esta articulação.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As articulações sinoviais são as articulações mais comuns do corpo humano. Elas são móveis e compostas por líquido sinovial, são mantidos no lugar por ligamentos, e protegidas por uma cápsula articular, recoberta por cartilagem. Uma substância chamada sinóvia, é produzida nas articulações sinoviais. A sinóvia evita a fricção decorrente dos movimentos entre ossos e cartilagem, e permite igualmente a nutrição da cartilagem. As articulações sinoviais são chamadas também de diartroses. Elas realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular. A articulação sacroilíaca é uma enorme articulação estável que tem componentes fibrosos e móveis. As superfícies auriculares do ílio e do sacro se articulam para formar esta articulação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais