Buscar

o que é responsabilidade civil material ?

💡 3 Respostas

User badge image

Sarah Lima

O objetivo da Responsabilidade civil é reparar o dano causado que tenha levado a diminuição do bem jurídico da vítima, sendo que sem dano não há reparação, só podendo existir a obrigação de indenização quando existir dano, que pode ser de ordem material ou imaterial.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A responsabilidade civil por dano material é aquela que surge a partir de uma conduta ou uma omissão que, por nexo de causalidade, gera um dano a outrem de ordem patrimonial.

Pode a lei exigir a comprovação de dolo ou culpa para caracterização da responsabilidade civil, ocasião em que estaremos diante da chamada responsabilidade civil subjetiva, que é a regra do Código Civil, o que se depreende do art. 927, parágrafo único do CC, que ao prever a responsabilidade civil objetiva (independente de culpa ou dolo) como exceção, acaba por ratificar a regra. Observemos:

"Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem."

Devemos lembrar que o dever de indenizar é previsto pela CRFB, pelo Código Civil e por leis extravagantes. Vejamos alguns exemplos:

"Art. 927, do CC. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo."

"Art. 5º, da CRFB. [...] 

 V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

[...]

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;"

"Art. 6º, do CDC. São direitos básicos do consumidor:

[...]

VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

Ademais, os danos materiais envolvem os danos emergentes (aquilo que efetivamente se perdeu) e os lucros cessantes (aquilo que deixou de ganhar).

Assim, exemplifico: num acidente de táxi, aquele que bateu no táxi e que teve culpa na conduta, bem como gerou dano material ao taxista deve pagar não apenas pelo reparo, mas pelos dias que o taxista ficar impedido de trabalhar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais