Buscar

como se caracteriza a responsabilidade civil ?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Com a conduta comissiva ou omissiva, dolosa ou culposa com dano e o nexo causal entre o este e a conduta. A regra geral é essa.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

https://www.passeidireto.com/arquivo/25556514?utm_campaign=android-arquivo&utm_medium=mobile&utm_source=quickmemo+
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Responsabilidade civil é aquela que emerge do descumprimento de obrigação contratual (responsabilidade civil contratual) ou normativa (responsabilidade civil extracontratual ou aquiliana).

Nesse sentido, preceitua o art. 927, do Código Civil informa que "Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo."

Assim, todo aquele que praticar ato ilícito ou agir com abuso de direito fica obrigado a reparar o dano causado a outrem, ainda que de ordem moral.

É que o ato ilícito é praticado por quem, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, viola direito e causa dano a outrem. Isso decorre do cometimento intencional ou inobservância dos deveres médios de cuidado que implica na causação de dano a alguém. 

O dano pode ser de ordem material, moral, estético e todos podem ser cumulados, nos termos do art. 5º, V e X, da CRFB, bem como da Súmula 387 do STJ:

"Art. 5º [...]

 V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

 [...]

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;"

"STJ - Súmula 387 É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral."

O dano, contudo, pode ocorrer também de comissão ou omissão que, a princípio, se mostra lícita, mas na qual o titular do direito age com violação ao princípio da boa-fé objetiva. Exemplificando, um inquilino que deva restituir imóvel no estado de conservação que encontrou e, por briga pessoal com o proprietário, determina a pintura do imóvel (cumprindo obrigação que lhe era imposta), mas todo de preto, por exemplo, cor absolutamente distinta do branco que ornava a casa.

Por fim, precisamos tratar dos elementos da responsabilidade civil e para isso é necessária a distinção entre responsabilidade civil objetiva e responsabilidade civil subjetiva.

Responsabilidade civil subjetiva é aquela que independe da comprovação de culpa ou dolo e é a regra no Código Civil, o que se extrai do art. 927, parágrafo único, do Código Civil:

"Art. 927. [...]

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem."

É que a lei exige lei especial ou características específicas da atividade para dispensar a comprovação de culpa (lato senso = culpa ou dolo), razão pela qual se conclui que a regra geral depende da comprovação da culpa do agente.

A responsabilidade civil objetiva é regra no direito do consumidor e no direito administrativo, cabendo exceções, como a de serviço prestado por profissional voluntário ou de omissão genérica da Administração.

Realizada a distinção, temos que a responsabilidade civil exige, para qualquer dos casos, a comprovação da conduta, comissiva ou omissiva, ilícita ou com abuso de poder, praticada por um agente.

Da mesma forma, exige a comprovação de dano a direito alheio, mesmo que de ordem exclusivamente moral.

Por fim, deve ser demonstrado o nexo de causalidade entre as condutas, ou seja, que a conduta do agente é que levou à causação do dano.

Comprovados os requisitos, fica o responsável obrigado a indenizar, salvo se presente uma das excludentes, quais sejam:

1) Caso fortuito ou força maior;

2) Fato exclusivo da vítima;

3) Fato exclusivo de terceiro.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais