Buscar

A tensão de cisalhamento é definida como?

💡 1 Resposta

User badge image

Franco Herwig

tensão de cisalhamento ou tensão tangencial é um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos opostos, porem em direções semelhantes no material analisado. 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O estresse é a força interna que as partículas de um material exercem umas sobre as outras devido a uma força externa. Considere o diagrama de tensão abaixo: A tensão total é mostrada em vermelho. Sendo um vetor, ele pode ser mostrado como dois componentes. O primeiro componente é normal à superfície do material, portanto, chamamos de estresse normal . O segundo componente é a tensão de cisalhamento .

Do ponto de vista do Material, não há diferença entre os dois. Qualquer estresse "sente" o mesmo para o material. A única diferença entre o cisalhamento e a tensão normal é a direção arbitrária que nós humanos designamos. Dito isto, o estresse normal normalmente age ao longo (paralelo ao) eixo principal do objeto em questão, talvez um feixe. Onde, como a tensão de cisalhamento ocorre em qualquer das direções infinitas perpendiculares ao eixo principal do objeto.

Screenshot 22

Por exemplo, o estado de tensão no ponto P pode ser representado por um cubo infinitesimal com três componentes de tensão em cada um dos seus seis lados (um componente direto e dois componentes de cisalhamento).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais