Buscar

O ion bicarbonato particpa ativamente do tamponamento dos ions de H + no sangue ? e por quais processos isso pode ocorrer ?

💡 1 Resposta

User badge image

Luiz Pedrão

O tamponamento do sangue é efetivado por diversos componentes, dentre eles o bicarbonato. Deste, segue a seguinte equação:

CO2 + H2O  =  HCO3-  +  H+

A constante de equilíbrio é a concentração de H+ vezes a concentração de HCO3- sobre a concentração de CO2 (considerando que H2O não entra na constante por estar no estado líquido).

Portanto, sim, o íon bicarbonato participa ativamente do tamponamento dos íons H+. O processo que regula isso é catalisado pela enzima Anidrase Carbônica (AC), que gera uma resposta rápida do plasma a mudanças de pH. Também, o fato de o CO2 estar em constante troca com o meio ambiente forma um meio que dispensa e regula fortemente a acidez desse meio (lembre-se sempre de respeitar o equilíbrio de LeChatelier!).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas