Buscar

Assinale a alternativa correta.

Os diferentes modos de herança monogênicos exibem características típicas que permitem que sejam distinguidos entre si. Considerando a herança monogênica autossômica dominante, assinale a alternativa que indica a afirmativa que melhor descreve este modo de herança.

a.

As características autossômicas dominantes afetam homens e mulheres em frequências iguais e estas características normalmente não pulam gerações. 

b.

As características autossômicas afetam predominantemente as mulheres e são transmitidas dos homens para suas filhas mulheres, que transmitem para seus filhos homens. São transmitidas do pai para o filho.

c.

Características autossômicas dominantes irão afetar homens e mulheres e passam de um homem afetado para suas filhas, mas não para os filhos. 

d.

As características autossômicas dominantes irão afetar o sexo masculino predominantemente e são transmitidas dos homens para suas filhas mulheres, que transmitem para seus filhos homens. Não são transmitidas do pai para o filho.

e.

As características autossômicas recessivas afetam homens e mulheres em frequências iguais e estas características normalmente não pulam gerações. 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A autossômica dominante é uma das várias maneiras pelas quais um traço ou distúrbio pode ser transmitido (herdado) por famílias. Em uma doença autossômica dominante, se você herdar o gene anormal de apenas um dos pais, poderá ter a doença. Muitas vezes, um dos pais também pode ter a doença.


Herdar uma doença, condição ou característica depende do tipo de cromossomo afetado.  Também depende se o traço é dominante ou recessivo. Um único gene anormal em um dos primeiros 22 cromossomos não-sexos ( autossômicos ) de um dos pais pode causar um distúrbio autossômico. Herança dominante significa que um gene anormal de um dos pais pode causar doenças. Isso acontece mesmo quando o gene correspondente do outro pai é normal.


O gene anormal domina. Esta doença também pode ocorrer como uma nova condição em uma criança quando nenhum dos pais tem o gene anormal. Um pai com uma condição autossômica dominante tem 50% de chance de ter um filho com a doença. Isto é verdade para cada gravidez.


Isso significa que o risco de cada criança para a doença não depende se o irmão tem a doença. Crianças que não herdam o gene anormal não irão desenvolver ou transmitir a doença. Se alguém é diagnosticado com uma doença autossômica dominante, seus pais também devem ser testados para o gene anormal.


Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais