Buscar

como o coeficiente de escoamento superficial funciona?

💡 2 Respostas

User badge image

Layde Rodrigues

 

Coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente runoff, ou coeficiente de deflúvio é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado. Este coeficiente pode ser relativo a uma chuva isolada ou relativo a um intervalo de tempo onde várias chuvas ocorreram.

C = volume total preciptado/volume total escoado

Varia de 0,05 a 0,5 para a maioria das bacias hidrográficas.

Conhecendo-se o coeficiente de deflúvio para uma determinada chuva intensa de uma certa duração, pode-se determinar o escoamento superficial de outras precipitações de intensidades diferentes, desde que a duração seja a mesma.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Técnicas de captação e armazenamento de água de chuva são alternativas estruturais eficientes que podem amenizar o problema de escassez ou falta de água no Semiárido brasileiro, seja para o consumo humano de famílias rurais dispersas ou para reduzir os riscos da instabilidade climática no segmento da produção agrícola. Entre essas técnicas, a cisterna calçadão é uma das mais utilizadas, principalmente, a partir de 2007, quando contou com incentivos do governo federal, por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais