Buscar

Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças que há entre o Condicionamento Clássico de Pavlov e o Condicionamento Operante de Skinner

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Cristina da Silva

Ambos são muito importantes para a psicologia experimental, embora hajam diferenças entre eles. No condicionamento classico de Pavlov , ele acreditava que algumas formas de aprendizagem podem ser respostas involuntárias, emocionais e fisiológicas. trabalhando em outra pesquisa Pavlov descobriu o condicionamento classico, ele notou que o cão que ele usou para o experimento começava a salivar, não só quando a comida era dada, mas mesmo ao ouvir seus passos. desta forma de um incidente surgiu esse conceito, pois assim ele teve a iniciativa de estudar sobre. e acabou descobrindo que: 

Estímulo incondicionado (comida) → resposta incondicionada (salivação)

Em seguida, ele soava um sino para ver se o cão iria salivar, mas isso não aconteceu.

Estímulo neutro (sino) → Sem resposta (sem salivação)

Em seguida, tocou a campainha e ofereceu a comida, o que fez o cão salivar.

Estímulo incondicionado (comida) + estímulo neutro (sino) → resposta incondicionada (salivação)

Após a realização deste procedimento por um tempo, ele percebeu que o cachorro salivava toda vez que o sino tocava, mesmo se a comida não fosse apresentada.

Estímulo condicionado (sino) → resposta condicionada (salivação)

Assim, Pavlov destacou que estímulos neutros podem ser transformados em estímulos condicionados, produzindo uma resposta condicionada.

O Condicionamento Operande criado por Skinner nos diz que um comportamento pode ser instalado, Skinner acreditava que o comportamento é sustentado pelos reforços e recompensas, e não por livre arbítrio. Este condicionamento envolve o comportamento voluntário e controlável, e não as respostas fisiológicas automáticas, como no caso do condicionamento clássico. Ações que são reforçadas tornam-se fortalecidas enquanto as ações que são punidas estão sendo enfraquecidas. Ele introduziu dois tipos de reforços; reforço positivo e reforço negativo.

No reforço positivo os estimulos são agrádaveis visando o aumento daquele comportamento, como por exemplo dar um doce por ter feito determinada tarefa, Em reforço negativo, uma resposta ou comportamento é reforçada por parar, remover ou evitar um resultado negativo ou estímulo aversivo.Uma das melhores maneiras de lembrar do reforço negativo é pensar nisso como algo que está sendo subtraído da situação. Quando você olha para ele, desta forma, pode ser mais fácil de identificar exemplos de reforço negativo no mundo real. Veja: 

  • Antes de sair para um dia na praia, você se entope de protetor solar (o comportamento) para evitar queimaduras solares (remoção do estímulo aversivo).
  • Você decide limpar sua bagunça na cozinha (o comportamento) para evitar entrar em uma briga com seus companheiros de república (remoção do estímulo aversivo).

Enfim, os dois são muito importantes e podemos ve-lo na nossa vida e cotidiano. 

Breve resumo: 

• O condicionamento clássico foi desenvolvido por Ivan Pavlov.

• O condicionamento operante foi desenvolvido por BF Skinner.

• Condicionamento clássico destaca que o estímulo neutro pode ser transformado em um estímulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada.

• O condicionamento operante envolve condicionamento de  comportamento voluntário, controlável através de suas consequências – reforços e punições.

• No condicionamento clássico, a associação não pode ser controlada.

• No condicionamento operante, a associação entre comportamento e resultados é aprendida.

• A resposta em condicionamento clássico é automática e involuntária.

• No condicionamento operante, a resposta é voluntária.

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais