Buscar

Explique sobre a Escola Jusnaturalista.

Relacionando com o livro "Antígona".

p.s: Tentem fazer em 3 parágrafos.

💡 2 Respostas

User badge image

Alexce Chaves da silva

De uma maneira geral, os jusnaturalistas veem o Direito como um conjunto de idéias ou princípios superiores, eternos, uniformes, permanentes, imutáveis, que seriam outorgados ao homem pela divindade.

a relação com o livro descrito se da na historia em sí pelo fato de creonte não permitir o enterro do irmão de antigona com base nas leis humanas (jus positivismo) enquanto ela defendia que o irmão teria direito a um enterro baseado na lei do Deuses que seria na sua concepção a lei maior e universal.

dai vc cria mais um paragrafo q to meio enferrujado em literatura juridica li o livro conheço o assuto mais ja faz um tempo então minha fluencia não ta legal..

espero ter ajudado e bons estudos.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Na peça teatral de Sófocles, Antígona, há a invocação de leis divinas eternas para justificar a desobediência à ordem real, o que aponta para uma visão cosmológica do Direito na antiguidade clássica. Em outras palavras, o Direito era legitimado por meio de fatores externos, transcendentais, que o justificavam e lhe davam suporte moral.

O traço comum com o jusnaturalismo é a defesa da tese de que existem princípios morais e de justiça que são universalmente válidos, assim como aqueles apresentados em Antígona. Desta forma, um sistema normativo ou uma norma só podem ser considerados “jurídicos” se forem compatíveis com tais princípios. Para os jusnaturalistas, a expressão “direito justo” é pleonástica, já que só é direito o que é justo.

A visão em Antígona assemelha-se a visão da linha jusnaturalista que atribui a Deus a criação do direito natural. Importa ressaltar, no entanto, que os jusnaturalistas racionalistas desconsideram esta intervenção de Deus, sendo a lei natural fruto da razão humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais