Buscar

Qual a diferença do erro de pessoa para o erro de proibição?

💡 2 Respostas

User badge image

Jacqueline

Erro em relação à pessoa é quando o agente quer atingir uma determinada pessoa, mas atinge outra. Por exemplo: Marcos quer matar Maria, mas mata sua irmã gemea. Responderá pelo homicídio como se tivesse matado Maria.

Erro de proibição é quando o agente pratica a conduta achando que está diante de uma hipótese de exclusão da antijuridicidade, ou seja, imbuído da Legítima Defesa, por exemplo: Marcos, policial, estava jurado de morte por Carlos, dono da boca. Marcos, ao se deparar no meio da rua com Carlos, vê o mesmo colocando a mão dentro da calça, momento em que se vê ameaçado, e, achando que o mesmo iria sacar uma arma para lhe matar, antecipa-se à conduta de Carlos e atira 3 vezes, matando-o. Após o falecimento deste, verificou que o mesmo ia sacar um isqueiro apenas. Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O erro de pessoa acontece quando o agente erra sobre o indivíduo que irá recair sua conduta criminosa, já o erro de direito acontece quando o erro do agente recai sobre a existência ou limites da proibição de uma norma. 

Ex. 1 erro de pessoa:  A quer matar B. B possui um irmão gêmeo C. A pega sua arma e desfere vários tiros em C pensando que a vítima era B. Nesse caso houve um erro sobre a pessoa, desse modo, A responderá pelo crime como tivesse praticado contra B (vítima virtual) e não contra C (vítima real) . 

Ex. 2 erro de direito: A, morador de uma pacata cidade que ainda não possui alguns meios de comunicação (internet, Televisão, celular) ao ver B estuprando a filha de C começa a bater no criminoso. Após cessado o estupro A pensa incorretamente que pode ainda matar o criminoso e alegar legítima defesa, sendo que, com uma arma mata o estuprador. Nesse caso houve erro de proibição, pois A errou em relação aos limites de uma norma de justificação. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais