Buscar

Por que razão, a adoção do voto universal na Constituição de 1891 não possibilitou a eleição de autênticos representantes da vontade popular?

💡 46 Respostas

User badge image

André Luis de Oliveira Junior

POR QUE O BRASIL É UM PAIS DE MERDA DESDE SUA ORIGEM

0
Dislike2
User badge image

Especialistas PD

Alguns motivos podem ser apontados para a configuração desse quadro.

Primeiramente, o art. l.º das Disposições Transitórias da Constituição de 1891 determinou que a primeira eleição da República fosse indireta, pelo Congresso Nacional. Nesse modelo, elegeram-se o Presidente Marechal Deodoro da Fonseca e o Vice-Presidente dos Estados Unidos do Brasil Marechal Floriano Peixoto.

Além disso, a Constituição de 1891 impedia o analfabeto de votar, o que, no século XIX, representava parcela relevante da população brasileira.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL/1891

Art. 70

§ 1º: Não podem alistar-se eleitores para as eleições federais ou para as dos Estados: 1º) os mendigos; 2º) os analfabetos; 3º) as praças de pré, excetuados os alunos das escolas militares de ensino superior; 4º) os religiosos de ordens monásticas, companhias, congregações ou comunidades de qualquer denominação, sujeitas a voto de obediência, regra ou estatuto que importe a renúncia da liberdade Individual.

§ 2º - São inelegfveis os cidadãos não alistáveis".

Diante do exposto, é possível concluir que a Constituição de 1891 não chegou a garantir de fato, pelo menos num primeiro momento, a eleição direta e o voto universal, o que certamente contribuiu para um déficit de representação popular.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais