Buscar

explique de modo sucinto a fórmula dá equação dá respiração celular. C6H12O6 + 6O2 ➡️ CO2 + 6H2O+ 30ATP

💡 1 Resposta

User badge image

Larissa Lemos

Pesquise no Google

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É importante saber que a equação listada acima é uma equação resumida. O processo de respiração celular envolve muitos passos diferentes (reações) para decompor a glicose usando oxigênio para produzir dióxido de carbono, água e energia na forma de ATP.

Os 6 átomos de carbono presentes em uma molécula de glicose tornam possível formar 6 moléculas de dióxido de carbono . Os 12 átomos de hidrogênio na glicose possibilitam a formação de 6 moléculas de água . Para equilibrar os átomos de oxigênio para o lado dos reagentes, você precisa contar 6 átomos da glicose. Para formar as 6 moléculas de dióxido de carbono e 6 moléculas de água, você terá um total de 18 átomos de oxigênio no lado do produto (6 * 2) + (6 * 1) = 18. Para obter 18 átomos de oxigênio em o lado reagente você precisa de um adicional de 12 átomos de oxigênio de oxigênio O 2 para equilibrar os números.

O processo de respiração celular produzirá 36 moléculas de ATP em eucariotos (planta / animal etc.) para cada molécula de glicose. O processo produzirá 38 moléculas de ATP para cada glicose em procariontes (bactérias). A razão pela qual os eucariotos produzem a menor quantidade de ATP é que eles precisam usar energia para mover o piruvato (da glicólise) necessário para o ciclo de Krebs na mitocôndria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais