Buscar

O que são números complexos ?

💡 1 Resposta

User badge image

Hingrid Duarte

Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 Os números complexos nada mais são do que um conjunto especial de números, os quais por sua vez se encontram fora do conjunto dos números reais. Na realidade, esse conjunto é o único que se encontra fora do conjunto de números reais. Ele é composto principalmente por dizimas não periódicas e por raizes quadradas de números negativos. Desde os primeiros usos da aritmetica, sempre tivemos problemas com o cálculo de determinados números pois em alguns casos não conseguiamos encontrar a solução exate de uma determinada operçaão. Para isso foi necessária a criação de um conjunto de números especiais, os quais permitisserm a resolução desses cálcuclos. Abaixo vemos um exemplo de número complexo e como usamos ele para reescrveer e calcular contas que não são possiveis de ser calculadas com números reais. 

 

\(\begin{array}{l} x = \sqrt { - 25} \\ x = \sqrt {25i} \\ x = 5\sqrt i \end{array} \)

Portanto, como pudemos ver, utilizando os números complexos conseguimos encontrar a raiz quadrada de um número negativo, o que dentro dos números reais é inviável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais