Buscar

Ônus, obrigação civil e responsabilidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Andreza Soares

llll

 

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O ônus é imposto a determinado sujeito em razão de interesse que lhe afete. Assim, é facultado seu não exercício, mas o não-fazer gera prejuízos a si próprio (exemplificando, aquele que tem o ônus da prova pode não produzir qualquer delas em seu favor, mas isso o prejudica e a mais ninguém).

Obrigação civil é criada a partir do vínculo entre um credor e um devedor, sendo certo que este último se compromete a uma prestação (dar, fazer ou não fazer), cujo descumprimento acarreta sanções previstas em lei ou em negócio jurídico. Ademias, a obrigação civil pode resultar de ato ilícito, cuja sanção gera ao devedor a obrigação de reparar os danos.

Por fim, responsabilidade é aquela que surge quando existe o dever de cumprir determinado débito, seja ele pertecente ou não ao responsável. A obrigação perfeita contém débito e responsabilidade. Entretanto, é possível ter responsabilidade sem débito (e.g. fiador) ou débito sem responsabilidade (e.g. dívida prescrita)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais