Buscar

Qual a diferença de superavit para deficit?

💡 2 Respostas

User badge image

Bell Salmeron

O superávit é um fator positivo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) mais do que está importante (comprando). Isso gera um lucro que é usado para investir no próprio sistema econômico. Existe ainda uma diferença entre dois tipos de superávits: nominal e o primário. O primário é o resultado da subtração da receita (valor ganho) com a despesa, sendo que essa conta não inclui os juros de dívidas públicas. Essa receita não se configura apenas como dinheiro, mas também patrimônios de posse governamental e outros valores. Impostos, lucro de empresas governamentais, são alguns dos principais meios de arrecadação do governo. Já alguns dos principais gastos são as obras públicas, salários e manutenções públicas. Sendo positivo o valor do balanço, os lucros são usados para aplicar no pagamento das dívidas internas. Ja o déficit acontece quando o valor das importações é maior que o das exportações. Sendo assim, o déficit é o resultado de quando o país acaba gastando mais do que produz, comprando mais do que vendendo.Nesse caso, o país acaba criando uma dívida que pode ocorrer por diversas razões. O déficit pode ser um resultado de gastos excessivos do país ou por uma má administração dos recursos existentes. Mas também acontecer de forma intencional.
1
Dislike0
User badge image

Sabrina Santos

Superavit, basicamente, significa que as exportações de um país foram maiores, em valor, que as importações. Mostra que, por meio das exportações, entrou mais dinheiro do que saiu, ao final desse período de tempo. Dessa forma, é um fator positivo na economia de um país, já que gera um lucro que é usado para investir no próprio sistema econômico.
Existem ainda dois tipos de superavit: o nominal e o primário. O primário é o resultado da subtração da receita (valor ganho) com a despesa, sendo que essa conta não inclui os juros de dívidas públicas. Quando positivo o valor do balanço, os lucros são aplicados no pagamento das dívidas internas.
Quando o superavit é mais que o suficiente para o pagamento dos juros, ele é usado para o abatimento do valor total da dívida pública. Nesse caso, é chamado de superavit nominal.
Deficit
Na balança comercial, o deficit acontece quando o valor das importações é maior que o das exportações. Sendo assim, o déficit é o resultado de quando o país acaba gastando mais do que produz, comprando mais do que vendendo.
Nesse caso, o país acaba criando uma dívida que pode ocorrer por diversas razões. O deficit pode ser um resultado de gastos excessivos do país ou de uma má administração dos recursos existentes.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Superavit é quando a diferença entre a receita (o que se ganha) e a despesa (o que se gasta) é positiva. E está dividido em dois tipos: o superavit primário e o superavit nominal. O primeiro é o valor que sobra da receita após o pagamento das despesas, exceto os juros referentes a dívida pública. O segundo é uma média mais completa, pois inclui nas contas o valor dos juros da dívida.

Déficit é o que está em falta para o preenchimento de uma quantia numérica.Na economia representa que a expectativa do valor das despesas será superior ao das receitas disponíveis.

Desse modo, a principal diferença entre o deficit e o superavit está no fato do primeiro representar um aspecto negativo para a economia, pois consiste na presença de despesas e dívidas maiores do que os “lucros”, e o segundo um ponto positivo, pois significa que houve mais arrecadação de receita do que o pagamento de dívidas ou despesas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais