Buscar

(LEIA A DESCRIÇÃO) Explique com qual das três hipóteses você concorda, justificando através de comparação com o metabolismo convencional.

A função normal da acetil CoA formada em células aeróbicas é adicionar acetato ao oxaloacetato, resultando na formação de citrato (ciclo de Krebs). Suponha que foi descoberta uma nova linhagem de células que não possui atividade de citrato sintetase, e sim de uma enzima capaz de catalizar a seguinte reação:

 

Acetil CoA + ADP + Pi® Acetato + CoA + ATP (1)

 

O acetato livre formado nesta reação seria excretado pela célula para o meio. A partir desta descoberta três hipóteses foram postuladas:

 

  1. I) Que estas células poderiam formar mais ATP a partir da glicose através desta rota, sob condições aeróbicas do que pelo metabolismo aeróbico normal (ciclo de Krebs).

 

  1. II) Que estas células formariam menos ATPP em condições aeróbicas, mas que, na ausência de O2, seria possível oxidar glicose a acetato, em lugar de lactato, produzindo assim mais ATP.

 

III) Que a reação (1) não aumentaria a produção de ATP em condições aeróbicas e que nem chegaria a ocorrer em condições anaeróbicas.

 

Explique com qual das três hipóteses você concorda, justificando através de comparação com o metabolismo convencional.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas D. M. Forte

A resposta dois está correta.

Primeiro porque de fato ela formaria menos ATP aerobiamente porque só formaria UM ATP. Já na via normal (com citrato sintase e ciclo de krebs) forman-se mais de 30 ATPs ao final da cadeia transportadora de eletrons.

Segunfo, porque ANAEROBIAMENTE, de fato a célula forneceria um ATP adicional (fora os 2 formados anaerobiamente pela glicólise), ja que a reação de formaçao do lactato não forma ATP, logo, o piruvato poderia ser desidrogenado, para formar acetil-coA e este fornecer um ATP adicional.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Embora a mitocôndria possua seu próprio DNA, suas funções são muito mais dependentes das proteínas codificadas pelo núcleo do citosol, ao quais são importantes do ciclo do ácido tricarboxílico ou ciclo de Krebs. Este ciclo representa o segundo estádio da respiração e ocorre na matriz mitocondrial.


Para iniciar as reações, é necessária a entrada do piruvato que foi formado no citosol através das reações de glicólise, porém a membrana interna da mitocôndria é impermeável ao piruvato, dessa forma, existe um transportador de piruvato (monocarboxilado) que catalisa uma mudança elétrica através da membrana interna resultando em piruvato e OH-.


A oxidação do piruvato na mitocôndria dá origem a 3 moléculas de CO2, e muita da energia livre liberada por estas oxidações é armazenada na forma reduzida de NAD+ (4 NADH) e FAD (1 FADH2). Em adição uma molécula de ATP é produzida pela fosforilação ao nível de substrato durante o ciclo Krebs.


Portanto, podemos concordar com as afirmativas I e II.

Fonte:

http://www.ledson.ufla.br/respiracao_plantas/ciclo-de-krebs/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais