Buscar

como é entendido na CLT sucessão de empregdores?

💡 2 Respostas

User badge image

cleber gomes do prado

Tema Contrato de Trabalho
Solidariedade na Relação de Emprego
Alterações no artigo 2o. e a inclusão do
artigo 448-A na CLT tornaram claras que
empresas do mesmo grupo econômico
são solidariamente responsáveis pelas
obrigações trabalhistas.
Ficou também mais explícito que no caso
de sucessão empresarial o responsável
pelas obrigações trabalhistas é o sucessor.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Questão disciplinada pelos arts. 10 e 448 da CLT.

Dispõe a Consolidação das Leis Trabalhistas que:

"Art. 10 - Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados."

"Art. 448 - A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

Com isso, se quer dizer que enquanto o empregado somente existirá quando houver pessoalidade, ou seja, quando seu trabalho for prestado de forma personalíssima, com substituições vedadas, salvo situações excepcionais, o empregador será caracterizado pela despersonalização.

É que a empresa que se mudifica, em razão de cisão, incorporação, fusão ou transformação, ou o empregador, pessoa física ou jurídica, que é sucedido por outro, não afetam os direitos de seus empregados, passando para o novo empregador (por transformação ou aquisição) as suas obrigações, com manutenção incólume dos contratos existentes. A isso se chama sucessão trabalhista.

Como efeito, o art. 448-A determina justamente isso, verifiquemos: "Caracterizada a sucessão empresarial ou de empregadores prevista nos arts. 10 e 448 desta Consolidação, as obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para a empresa sucedida, são de responsabilidade do sucessor. "

Assim, o que se exige é a mudança da figura do empregador, com manutenção do contrato de trabalho, independentemente da continuidade de prestação pelo obreiro de serviço para o novo empregador.

É comum que o novo empregador altere sua estrutura e extinga aquela função, o que não é apto a afetar o contrato de trabalho então existente, que deverá ser eventualmente rescindido, com todos os direitos e obrigações que deve derivam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais