Buscar

O QUE E COMPORTAMENTO OPERANTE

💡 2 Respostas

User badge image

Vitória Castro

Relação entre uma resposta e o estímulo produzido por ela. Dito de outro modo, é um comportamento em que a resposta é controlada por suas conseqüências. Enquanto o comportamento respondente é controlado pelos eventos do meio anteriores à resposta do organismo, o comportamento operante é controlado, principalmente, pelos eventos ambientais que ocorrem após a resposta. O paradigma do comportamento operante é R–>S : uma resposta produz um estímulo e esse estímulo controla a resposta. Ou seja, a resposta é controlada por uma modificação ambiental que ela mesma produziu. Na linguagem da análise do comportamento, diz-se que comportamentos operantes são emitidos pelo organismo. Eventos ambientais anteriores à resposta podem controlar comportamento operante (ver Controle de Estímulos). Algumas vezes, eventos ambientais podem controlar respostas operantes de forma acidental (ver Comportamento supersticioso). Ver Comportamento, Comportamento respondente e Interação Respondente-Operante. Exemplos: falar, ler, andar em uma avenida, atravessar a rua, prestar atenção, etc.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

     Skinner, o fundador do Behaviorismo Radical, realizou seus experimentos com ratos de laboratório, conhecido como Gaiola de Skinner ou Câmara Operante, formalizando os conceitos-base do paradigma behaviorista de Ivan P. Pavlov. Ele descreveu fenômenos experimentados durante a aprendizagem, o que denominou “condicionamento operante”. No condicionamento clássico, do Behaviorismo Metodológico, o estímulo gera resposta e, estímulo condicionado gera resposta condicionada. No condicionamento operante, o meio não estimula apenas o comportamento, mas o comportamento é regulado pelas consequências. Quando um comportamento é seguido da apresentação de uma consequência reforçadora, a força desse comportamento aumenta. Quando a ocorrência de um comportamento, anteriormente fortalecido por um processo de condicionamento deixa de ser seguido por uma consequência reforçadora, a força do comportamento diminui. Um exemplo prático é o alimento, ele pode ser um estímulo reforçador quando se está com fome, mas não o é, quando se está farto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais