Buscar

terras brasileira

Tendo em vista essa reflexão, podemos afirmar que a concepção de proteção à integridade física do indivíduo é uma ideia constante na cultura jurídica, presente nas terras brasileiras, desde da colonização portuguesa?

💡 4 Respostas

User badge image

Thiago Horta

Como o Brasil era colônia de Portugal vigorava no Brasil o ordenamento jurídico português. Em apertada síntese, durante os anos do Brasil-colônia estavam em vigor as leis promulgadas pelo rei de Portugal à época. Assim, vigoraram no Brasil as Ordenações Afonsinas (1500-1514), as Ordenações Manuelinas (1514-1603) e as Ordenações Filipinas (a partir de 1603).

O livro 5 das Ordenações Afonsinas trata dos crimes e das penas. Nota-se neste ordenamento a aplicação da pena de morte para diversos crimes e para outros penas bastante severas e cruéis como o açoite e a amputação de membros. 

Assim, a proteção à integridade física estava bastante comprometida durante os anos em que o Brasil era colônia de Portugal, especialmente porque o Direito Português era aplicado aqui de maneira bastante arbitrária.

Podemos citar como exemplo o título XXXIV, da Livro 5, das Ordenações Filipinas estabelecia que:
 
Homens não podiam usar roupas de mulher e as mulheres não podiam usar roupas de homens.
 
Pena: Se fossem trabalhadores: açoites em praça pública. Se fossem um escudeiro ou alguém de nível superior a escudeiro seria, homem seria deportado para a África e mulher seria deportada para Castro-Marim.

Além das penas acima, ficava o infrator obrigado ao pagamento de multa no valor de dois mil réis para aquele que o acusasse.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O princípio da integridade corporal resume o direito de cada ser humano, incluindo as crianças, à autonomia e autodeterminação sobre o próprio corpo. Considera uma invasão física não consentida como violação dos direitos humanos.

Embora o princípio tenha sido tradicionalmente levantado em relação a práticas como tortura, tratamento desumano e desaparecimento forçado, a integridade corporal tem o potencial de se aplicar a uma ampla gama de violações de direitos humanos, que também afetam os direitos civis das crianças.

Práticas que violam a integridade corporal de uma criança incluem todas as formas de violência física, desde punição corporal até tratamento médico forçado, às vezes contra os desejos expressos de uma criança. Cirurgias não terapêuticas e sem consentimento são também violações da integridade corporal e incluem práticas como cirurgia genital 'corretiva' em crianças intersexuais, cirurgia de mudança de sexo, mutilação genital feminina, circuncisão de rotina de bebês e meninos do sexo masculino e esterilização de pessoas com dificuldades de aprendizagem

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais