Buscar

Qual a característica do tecido conjuntivo?

💡 3 Respostas

User badge image

Ianca Queiroz

O tecido conjuntivo origina-se de um tecido embrionário denominado de mesênquima e possui vários tipos celulares, que estão separados uns dos outros por uma matriz extracelular de quantidade variável. Essa matriz é composta por proteínas fibrosas e uma substância viscosa, denominada de substância fundamental, que é formada basicamente por glicosaminoglicanas e proteoglicanas. O tecido conjuntivo, de modo geral, apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. As células desse tecido são variadas e podem pertencer a dois grupos principais: células residentes e células transientes. As células residentes são aquelas que estão permanentemente em um tecido conjuntivo, e as transientes são aquelas que migram pelos tecidos conjuntivos do corpo.

 

Entre as principais funções desse tecido no nosso corpo, podemos citar:

  • Sustentação de tecidos e órgãos;

  • Preenchimento de espaço entre os tecidos;

  • Nutrição dos tecidos epiteliais;

  • Proteção de órgãos internos;

  • Reserva energética (células adiposas);

  • Defesa contra organismos patogênicos;

  • Produção de células sanguíneas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O tecido conjuntivo ( CT ) pode ser caracterizado como sendo um dos tipos básicos de tecido que formam o organismo animal, e possuem seu desenvolvimento associado à mesoderma. O tecido conjuntivo pode ser encontrado em todo o corpo, inclusive no sistema nervoso.

No sistema nervoso central, as três membranas externas que encontram-se ao redor do cérebro e a medula, são compostas por uma camada de tecido conjuntivo.

Todo o tecido conjuntivo possui três componentes importantes em sua composição, que são as fibras, substância fundamental e células. Além desses componentes, temos também o sangue e as linfas, porém nem todas as autoridades científicas incluem eles como tecido conjuntivo pois não possuem o componente de fibra.

0
Dislike0
User badge image

Michelly Bomfim

Células justapostas
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais