Buscar

Caso concreto civil II - Cessão de Crédito

SEMANA 8

Descrição

Caso Concreto

Em palestra proferida para a comunidade jurídica gaúcha, o professor Flávio Tartuce afirmou: “A cessão de crédito pode ser conceituada como um negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo ou em parte, a sua posição na relação obrigacional. ” No entanto, o emérito professor alertou os presentes a respeito de algumas impossibilidades de cessão de crédito. Forneça, pelo menos, três dessas impossibilidades:

Questão Objetiva Estará o devedor livre da obrigação quando:

a) houver sido notificado de mais de uma cessão e pagar ao cessionário que lhe apresenta, com o título de cessão, o da obrigação cedida.

b) não tiver sido notificado da cessão e pagar ao credor primitivo.

c) o crédito constar de escritura pública, hipótese em que prevalecerá a prioridade da notificação.

d) em todas as alternativas anteriores.

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Souza

RESPOSTA LETRA D

EM TODAS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O art. 286, do CC, informa que é impossível a cessão do crédito se a isso se opuser a natureza da obrigação, a lei ou a convenção entre as partes. Vejamos:

"Art. 286. O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor; a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação."

Uma das impossibilidades de cessão de crédito em razão de afronta à lei é de créditos beneficiários (art. 114, da Lei 8213/91: 

"Art. 114. Salvo quanto a valor devido à Previdência Social e a desconto autorizado por esta Lei, ou derivado da obrigação de prestar alimentos reconhecida em sentença judicial, o benefício não pode ser objeto de penhora, arresto ou seqüestro, sendo nula de pleno direito a sua venda ou cessão, ou a constituição de qualquer ônus sobre ele, bem como a outorga de poderes irrevogáveis ou em causa própria para o seu recebimento."

Outra impossibilidade é quando as partes expressam no contrato, por exemplo, a impossibilidade de ocorrência da cessão.

Por fim, mais uma impossibilidade é a de cessão de créditos envolvendo prestações alimentícias (art. 1.707, do CC).

"Art. 1.707. Pode o credor não exercer, porém lhe é vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crédito insuscetível de cessão, compensação ou penhora."

 

QUESTÃO OBJETIVA:

Todas as alternativas estão corretas, mas no caso da Letra C, o devedor não se desobriga. Inteligência do art. 292, do CC:

"Art. 292. Fica desobrigado o devedor que, antes de ter conhecimento da cessão, paga ao credor primitivo, ou que, no caso de mais de uma cessão notificada, paga ao cessionário que lhe apresenta, com o título de cessão, o da obrigação cedida; quando o crédito constar de escritura pública, prevalecerá a prioridade da notificação."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais