Buscar

COMO DIFERENCIAR CALUNIA, DIFAMAÇÃO E INJURIA?

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Lima

Calúnia: imputar a alguém, implícita ou explicitamente, mesmo que de forma reflexa, determinado fato criminoso, sabidamente falso. objetividade jurídica - proteje a honra objetiva da vítima, ou seja, sua reputação perante tericeiros. Sujeito ativo: qualquer pessoa; sujeito passivo: qualquer pessoa.

Difamação: imputação de fato ofensivo à reputação de alguém, desde que tal fato não seja criminoso. objetividade jurídica: proteje a honra objetiva da vítima. Sujeito ativo e passivo - qualquer pessoa.

Injúria: ofender pessoa determinada, por ação ou omissão, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. objetividade jurídica - honra subjetiva da vítima. Sujeito ativo: qualquer pessoa; sujeito passivo: qualquer pessoa capaz de compreender as ofensas prolatadas contra ela.

Fonte: Código Penal para concursos - Rogério Sanches

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

1 - Calúnia: A calúnia está prevista no artigo 138 do Código Penal e acontece quando o indivíduo atribui a outro um fato descrito como crime. Ex.: A diz em rede nacional que B subtraiu o carro da casa de C. 

2 - Difamação: A difamação também trata-se de atribuição de um fato, porém, esse fato não é criminoso (pode ser uma contravenção) que diminua a reputação do agente. Ex.: A diz em rede nacional que a mulher de B está traindo ele todos os dias. 

3 - Injúria: Na injúria há atribuição de um atributo negativo relativo à pessoa e não é, em regra, a descrição de um fato. Ex.: A diz em rede nacional que B é Gordo e Burro. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais