Buscar

Quanto maior a temperatura, maior a taxa de crescimento microbiano?

💡 7 Respostas

User badge image

tania maria marques machado

sim,em temperaturas altas favorece o crescimento,por isso as temperaturas baixas são recomendadas para evitar o crescimento.

0
Dislike0
User badge image

Larissa Thanauy Valente Lazzaretti

depende do microorganismo. muitos preferem as baixas temperaturas, como os psicotrofilos. por isso muitas vezes o método de descontaminação de alimentos escolhido é o choque de temperaturas, como a pasteurização.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os microrganismos são divididos em quatro grupos de acordo com suas temperaturas ótimas de crescimento: psicrófilos, mesófilos, termófilos e hipertermófilos.


A maioria dos microrganismos estudados são mesófilos, crescendo bem em temperaturas médias. Apesar disso, alguns organismos são capazes de crescer no gelo e em fontes termais, apresentando dois extremos. Dessa forma, não podemos considerar que quanto maior a temperatura, maior a taxa de crescimento microbiano.


Portanto, concluímos que não podemos considerar o aumento da temperatura com uma maior taxa de crescimento microbiano, uma vez que, da mesma forma que microrganismos podem crescer a temperaturas acima de 100º C, eles também podem crescer em temperaturas abaixo de 0º C.

MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock-14ª Edição. Artmed Editora, 2016.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais