Buscar

é acionado quando a ventilação pulmonar fica acima do normal. Contribui tanto com a inspiração quanto a expiração

💡 2 Respostas

User badge image

Nara Roberta Campos Monteiro

musculo de respiração

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Durante exercício muito intenso, a velocidade de utilização do oxigênio e a velocidade de formação do dióxido de carbono aumentam quase sempre por até \(20\) vezes em relação ao normal, exigindo aumentos proporcionais da ventilação pulmonar.


O excesso de dióxido de carbono ou de tons hidrogênio estimula principalmente o centro respiratório, determinando aumento acentuado da força dos sinais inspiratórios e expiratórios para os músculos da respiração.


Durante a inspiração em condições de repouso utilizamos dois músculos: o Diafragma e os Intercostais Externos. Durante a inspiração forçada utilizamos, além destes, os Músculos Acessórios da inspiração.


Músculos Acessórios: são músculos auxiliares da respiração, utilizados somente em inspirações forçadas ou quando a pessoa está em sofrimento respiratório. Os músculos acessórios principais são o Esternocleidomastóideo, os Escalenos(Anterior, Médio e Posterior), o Peitoral Menor e o Serrátil Anterior.


Estes músculos ficam inseridos no esterno (no caso do esternocleidomastóideo) ou nas costelas superiores (escalenos, peitoral menor e serrátil anterior) e durante o esforço respiratório elevam a caixa torácica gerando um aumento significativo do volume apical dos pulmões.


Assim, os Músculos Acessórios são acionados quando a ventilação pulmonar fica acima do normal. Contribui tanto com a inspiração quanto a expiração.

 

Fonte:http://anatomiafacil.com.br/043-musculos-respiratorios/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais