Buscar

Quais as definiçoes de soro e vacina?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Gomes

vacina é o agente infeccioso inativado que atua sensibilizando o organismo a produzir celulas de memoria, para um posterior real infecção o organismo tenha uma melhor resposta ou se torne imune, vacina portanto é o agente causador do problema a ser inoculado.

Soro são os anticorpos previamente produzidos em algum outro organismo e retirados para ser utilizado em uma emergência.

 

Bem resumido é isso, espero ter ajudado

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Entre os tipos de imunizações, a vacina é a mais comum. Mas, não se pode esquecer da importância da soroterapia. Diferente das vacinas na função e na composição, o soro é usado como tratamento depois que a doença já se instalou ou após a contaminação com agente tóxico específico, como venenos ou toxinas.


A diferença entre os soros e as vacinas está no fato dos soros já conterem os anticorpos necessários para combater uma determinada doença ou intoxicação, enquanto que as vacinas contêm agentes infecciosos incapazes de provocar a doença.


Entretanto, as vacinas contêm antígenos inativados ou atenuados, que atuam estimulando o corpo a produzir uma resposta imune específica, de acordo com o agente invasor. São microorganismos ( vírus ou bactérias) “bem fraquinhos” que não causam a doença, mas têm o poder de criar uma memória imunológica no nosso corpo, de maneira que quando formos expostos a um microorganismo ativo, o organismo “saiba o que fazer.”


Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais