Buscar

As vias metabólicas

1.As vias metabólicas podem ser ativadas ou inibidas em passos específicos que regulam a
velocidade de cada via metabólica. Com base nos conhecimentos discutidos em aula, e
utilizando como exemplo a regulação da glicólise hepática, explique bioquimicamente como a
velocidade de uma via metabólica pode ser regulada.

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Enzimas alostéricas contêm uma região separada daquela em que se liga o substrato, na qual pequenas moléculas regulatórias (efetores) podem ligar-se e modificar a atividade catalítica destas enzimas.


O controle da glicólise se pode dar através de ações a longo e curto prazo:

Longo prazo, particularmente no fígado, é efetuado a partir de alterações na quantidade de enzima glicolíticas com reflexo nas taxas de síntese e degradação.

Curto prazo é feito por alterações alostéricas (concentração de produto, por exemplo) reversível das enzimas e também pela sua fosforilação.

A glicose-6-fosfato, em altas concentrações, entra em seu sitio alostérico na hexoquinase e diminuir a velocidade da reação de fosforilação. O citrato, ATP e ácido graxos, em altas concentrações, entram nos seus respectivos sítios alostéricos na fosfofrutoquinase, principal enzima regulatória da glicólise, e diminui a velocidade de reação da fosforilação da frutose-6-fosfato, para aumentar a velocidade a concentração de AMP tem que estar elevada no plasma celular. A piruvatoquinase e estimulada pelas baixas concentrações de ATP, NADH e acetil-CoA quando entra nos seus sítios alostéricos específicos.


Os principais controles são, portanto, a alteração na quantidade de enzimas intracelular e a concentração de produtos intermediários que possuem sítios alostéricos específicos.

1
Dislike0
User badge image

Matheus Marinho

As vias metabólicas são reguladas por diversos fatores e depende priordialmente da demanda metabólica do organismo em determinada situação. Excesso ou baixa de intermediários das vias metabólicas direcionam o metabolismo para vias específicas. A homeostase de glicose é feita a partir da baixa energética, dessa forma ocorre glicogenólise (quebra de glicogênio no fígado) e lipólise (quebra de moléculas de gordura), regulando assim a demanda energética para tecidos da periferia do corpo e órgãos fundamentais, num primeiro momento. De modo contrário, quando há excesso de glicose, as vias metabólicas convergem para a síntese de estoque energético através de processos como glicogênese e lipogênese.

0
Dislike0
User badge image

Ellen Lopes Fernandes

Obrigada !??
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais