Buscar

fatores que influenciam gasto energético diário

💡 2 Respostas

User badge image

Juntos somos Mais fortes

Vamos la Claudinha

Os fatores que influenciam no gasto calórico

 

1) Atividade física

 

É a mais importante aliada da dieta. Além de definir o corpo, os exercícios também contribuem para melhorar a saúde cardiovascular. De quebra, os praticantes ainda ganham aval para ingerir mais calorias, já que o gasto tende a ser maior.  Faça o teste e veja qual é a atividade física ideal para você .

 

2) Alimentação

 

Os especialistas já "aposentaram” a palavra dieta e agora só usam o termo “plano alimentar” . Escolher alimentos saudáveis, coloridos e com baixo índice glicêmico  são a chave para perder peso sem o risco do “efeito sanfona”.

 

3) Metabolismo Basal

 

Cada pessoa tem o seu metabolismo e o ritmo do corpo – aquele que define o gasto calórico – é o que faz alguns terem mais facilidade do que outros para emagrecer. Muitos alimentos, como a canela, são famosos por acelerar o metabolismo e também acelerar o trânsito intestinal.

 

Leia também: Vença a prisão de ventre comendo

 

4) Estresse

 

A ciência já comprovou: o estresse engorda . E, no mundo atual, é difícil driblar este vilão do bem-estar. Algumas táticas, como a própria atividade física, são benéficas e reduzem o nível de cortisol, o hormônio do estresse, da corrente sanguínea. Saiba como lidar com esse problema

 

5) Sono

Ter uma boa noite de descanso é essencial no processo de emagrecimento
Thinkstock/Getty Images
Ter uma boa noite de descanso é essencial no processo de emagrecimento

 

 

Uma bela noite de sono , com oito horas em média, reforça o sistema de defesa do organismo e ajuda, entre outras coisas, a emagrecer. Não negligencie a importância do descanso na rotina.

 

6) Idade

 

Na prática, as mulheres, em especial, já sabem que com o passar dos anos a tarefa de emagrecer fica ainda mais árdua. Na menopausa, por exemplo, mais da metade delas tem sobrepeso , já evidenciou uma pesquisa. O consumo calórico ideal, portanto, também diminui. Outro segredo, como conta Helô Pinheiro , a eterna garota de Ipanema, é acostumar que o jeans 38, uma hora, é ampliado para 40, sem que isso seja um problema.

 

7) Hormônios

 

Segundo a médica Sylvana Braga, os hormônios – em excesso ou em déficit – influenciam no gasto calórico. Ela afirma que os hormônios mais influentes no gasto calórico são: os produzidos pela tireoide, os femininos, os do crescimento, e os produziodos pela suprarrenal.

 

8) Função renal

 

A boca é, de fato, a parte do corpo que mais contribui para engordar ou emagrecer. Mas outros órgãos também participam deste processo. Um deles é o rim. Segundo a médica Sylvana Braga, as funções renais de cada pessoa também influenciam no gasto calórico diário. Mas isso só pode ser avaliado por um especialista.

 

9) Sódio, Potássio e Lítio

 

O trio é importante para o emagrecimento e um dos princípios básicos da dieta ortomolecular. Os médicos reiteram que mais do que ajudar a emagrecer, o equilíbrio destes nutrientes é importante para a prevenção de doenças e bom funcionamento do organismo. Sobre o sódio, os cardiologistas já estão empenhados em reduzir esta substância, presente no sal de cozinha e também nos produtos industrializados (inclusive os diet e os adocicados). 

10) Neurotransmissores cerebrais

Segundo Sylvana, outros influentes no gasto calórico são os neurotransmissores como a serotonina, adrenalina, noradrenalina, dopamina e gaba, muitos deles produzidos com a ajuda de alimentos. E você sabia que, além de ajudar a emagrecer, os alimentos contribuem até no humor ?

 
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O corpo humano converte os alimentos consumidos pelo indivíduo em energia . A quantidade de energia fornecida pelos alimentos é normalmente medida em calorias ou quilojoules .A energia produzida a partir de alimentos no corpo humano é usada para manter as funções essenciais do corpo (por exemplo, crescimento e reparo de células, respiração, transporte de sangue) e realizar tarefas físicas, incluindo trabalho, exercícios e atividades recreativas. O corpo precisa de uma quantidade definida de energia apenas para desempenhar suas funções essenciais e, na maioria dos indivíduos, a maior parte da energia consumida será gasta desempenhando essas funções.


Existem muitos fatores que afetam a quantidade de energia que um indivíduo gasta. Desempenhar funções corporais essenciais e realizar atividades físicas são os dois principais gastos de energia, embora o gasto de energia também seja influenciado por outros fatores, como idade, sexo e até menstruação.


Além do gasto energético basal, um indivíduo gasta a maior parte de sua energia realizando atividades físicas variadas, e o gasto energético total (gasto energético basal mais todo o gasto energético) depende, portanto, em grande parte da quantidade de atividade física que um indivíduo realiza.


Em indivíduos que realizam muita atividade física, o componente de energia consumida durante a atividade física é muitas vezes maior do que o componente gasto desempenhando funções corporais essenciais. Mesmo em indivíduos que não realizam tarefas físicas evidentes, as atividades físicas realizadas inconsciente e espontaneamente consomem energia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais