Buscar

Quais as etapas da análise organizacional?

💡 4 Respostas

User badge image

Leonardo Salvador

Etapas da análise organizacional

A análise organizacional se da inicio verificando seu contexto e seu histórico organizacional, verificando as crises, dificuldades, problemas internos, normas e regras, código de ética, as trocas de liderança, analisando a evolução da empresa desde a sua fundação até os tempos atuais, em seguida parte-se para a análise da estratégia e do ambiente em que a organização está inserida, seus principais concorrentes, sua carteira de clientes, oportunidades e ameaças, barreiras para novos entrantes, analisar suas principais atividades, objetivos, missão, visão e valores da empresa.

Logo em seguida vem à análise da estrutura, os processos, hierarquias, a tecnologia empregada, e as relações com o meio ambiente, tendo em vista a visão sistêmica de cada processo, a atividade principal da organização, os departamentos, organogramas e fluxogramas, depois parte-se para a análise de pessoas, verificando como está a sincronia dos colaboradores com a organização, ideais, metas e objetivos, verificando o relacionamento colaborador – empresa, empresa – colaborador.

Por fim após coletar as informações necessárias, é possível elaborar um feedback para analisando-se seus resultados, ficando claro como a empresa funciona exatamente, utilizando o feedback para interver em qualquer problema que a organização tenha encontrado, ou meramente demonstrar os pontos positivos.

Se conhecer o ambiente histórico das organizações e as suas evoluções, principalmente se for do mesmo segmento, pode-se fazer um planejamento para o futuro, aprendendo com os erros das outras empresas por meio desses históricos, no qual se pode fazer um aperfeiçoamento das ferramentas anteriormente utilizadas e conseguir alavancar a competividade e os resultados financeiros.

A estrutura organizacional é o instrumento básico para a concretização do processo organizacional. Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

Quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia para a empresa alguns aspectos como a identificação das tarefas necessárias para o alcance dos objetivos, organizações das funções e responsabilidades, informações, recursos e feedback.

Entendendo toda a estratégia e a análise da estrutura da organização, deve-se compreender a análise das pessoas, que é a principal peça da organização. Os colaboradores devem estar sincronizados com os ideais da organização, focos, metas e objetivos, a cultura organizacional tem que estar condizente com a estrutura organizacional e se a realidade organizacional se iguala a realidade cultural.

Após estas informações, inicia-se a elaboração de resultados e do feedback deste sistema elaborado. A organização funciona como um verdadeiro sistema, inicia o processo da análise, faz a aplicação, e sua conclusão é o parecer da análise, salvando assim o feedback para uma possível interferência e modificação ou apenas apresentação dos resultados.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma análise organizacional busca analisar e avaliar o alinhamento entre o planejamento estratégico e as ações que vêm sendo realizadas na organização, bem como a compreensão e comprometimento dos colaboradores quanto à cultura da empresa.

Para realizar então essa análise é preciso realizar quatro etapas principais. São elas:

  • Diagnóstico: etapa em que se foca em coletar informações sobre todos os processos e ações desenvolvidos na organização. Esses dados dão muito importantes para identificar os potenciais problemas que possam estar impactando a produtividade, vendas ou até mesmo a qualidade dentro da empresa.
  • Uma vez de posse desses dados é necessário analisá-los. Nessa etapa pode-se então confirmar as hipóteses levantadas na etapa anterior. Ou seja, determinar e ter maior consciência dos reais problemas que a organização enfrenta, assim como a gravidade deles.
  • Por fim, como continuidade das etapas anteriores, é preciso desenvolver soluções para os problemas identificados e analisados.
  • E como conclusão, é preciso desenhar um plano de ação para corrigir os problemas, bem como treinar os colaboradores frente às novas diretrizes.

Portanto, as fases de uma análise organizacional podem ser resumidas em: diagnóstico, análise de dados, desenvolvimento de soluções e plano de ação.

0
Dislike0
User badge image

Monique Ribeiro

vkfkfgk
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais