Buscar

Qual fenômeno ocorre nos componentes I, II e IV durante a passagem de elétrons pela cadeia transportadora?

Questão de metabolismo de carboidratos

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Gollo

Ocorre o bombeamento de prótons para o espaço intermembrana.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesse momento temos o fenômeno de Bombeamento de Prótons. Se pensarmos em uma membrana celular como uma represa, podemos ter uma idéia melhor de como funcionam os transportadores em membranas. Como a água se acumula em um lado da barragem, o gradiente de concentração é alto e tem muita energia potencial. Se a água é liberada através de um vertedouro ou comporta, ela pode girar uma turbina e gerar energia. Da mesma forma, as membranas celulares mantêm o gradiente de concentração de hidrogênio alto. Quando um íon hidrogênio passa pelo gradiente de concentração através de um transportador, ele disponibiliza essa energia potencial. Essa energia pode ser usada para pegar uma molécula de dentro da célula e removê-la, ou pode ajudar a produzir ATP em uma enzima especializada.


As bombas de prótons são um tipo especial de transportador que empurra íons de hidrogênio de áreas de baixa concentração para áreas com alta concentração. Íons descendo um gradiente liberam energia, mas quando eles sobem um gradiente, é preciso energia. A difusão pode então usar esse gradiente para capturar energia novamente, conforme os íons se movem para baixo. Em uma célula, usar energia para mover íons para cima quando já existem muitos íons parece um pouco estranho. Ainda este trabalho dá muitos benefícios para os organismos, incluindo plantas.


Se as plantas não fizessem isso, eventualmente não haveria mais gradiente de concentração para liberar energia, e a planta morreria. As plantas também podem amarrar uma molécula de açúcar a um íon de hidrogênio a ser transportado através de uma membrana. Assim, quando as concentrações de íons de hidrogênio são altas, a planta pode mover mais açúcar nos tecidos da planta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais