Buscar

o que é o efeito donnan

💡 3 Respostas

User badge image

barbara franco

É o equilíbrio entre as cargas positivas e negativas presente na membrana. O plasma é composto de proteínas plasmáticas (exemplo albumina), essas proteínas têm cargas negativas que promove a redistribuição dos pequenos cátions e ânions, através da parede do capilar. Quando esse plasma é filtrado, ou seja passa dos vasos para os tecidos ele se transforma em liquido intersticial , esse liquido não possui as proteínas plasmáticas que ficam retidas dentro do vaso o que leva a conseqüências secundarias ao equilíbrio da eletroneutralidade.
0
Dislike0
User badge image

Ernesto Amós Chivala

Entendo por um equilibrio entre carga negativa e positiva da menbrana ex :albumina, neutrões e catiões.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Esse é o comportamento de partículas carregadas em soluções separadas por uma membrana semipermeável, que não permite que algumas partículas passem. O equilíbrio que resulta é um equilíbrio entre as forças eletrostáticas e as forças osmóticas que afetam esses íons.


distribuição desigual de um íon difusível através de uma membrana semipermeável quando um eletrólito impermeável, como uma proteína, também está presente em um dos lados; por exemplo, uma solução de uma proteína aniônica com Na + como um contra-íon, em contato através de uma membrana com uma solução de NaCl, resultará na transferência de Cl- para o compartimento de proteína e uma quantidade equivalente de Na +, de tal forma que o produtos de concentrações, [Na +] 3 [Cl-], em cada compartimento são iguais.


A impermeabilidade da membrana é tipicamente relacionada ao tamanho do íon particular. Um íon pode ser muito grande para passar pelos poros da membrana para o outro lado. A concentração desses íons que podem passar livremente pela membrana é a mesma em ambos os lados da membrana. Além disso, o número total de moléculas carregadas em ambos os lados da membrana é igual. Uma conseqüência da permeabilidade seletiva da barreira de membrana é o desenvolvimento de um potencial elétrico entre os dois lados da membrana.


As duas soluções variam em pressão osmótica , com uma solução tendo mais de um certo tipo (espécie) ou tipos de íons que fazem a outra solução. Como resultado, a passagem de alguns íons através da membrana será promovida. Em bactérias , por exemplo, a passagem de potássio através da membrana externa de bactérias Gram-negativas ocorre como resultado de um equilíbrio estabelecido de Donnan entre o ambiente externo e o periplasma da bactéria. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais