Buscar

Qual a diferença entre a Psicometria Clássica e o TRI?

Alguém sabe definir as principais diferenças?

💡 3 Respostas

User badge image

Samara Siqueira

EM PSICOMETRIA TEMOS OS SEGUINTES MODELOS:

 

  •         Modelo Clássico

Teoria Clássica dos Testes (TCT):A TCT mantém uma preocupação com o escore total de um teste.

No decorrer de um teste, o sujeito responde a uma sequencia de itens que, se respondidas corretamente, somam um ponto ao resultado final que será simbolizado por um escore total. O TCT busca compreender o que o resultado final significa para o sujeito. Para efetuar o TCT o pesquisador precisa distinguir o Escore bruto (T), o escore verdadeiro (V) e o erro (E) e criar hipóteses em torno da relação entre esses três fatores levando em consideração a necessidade de controlar a magnitude do E. As amostras utilizadas por esse modelo são relativamente grandes e os procedimentos aplicados são: média, variância e correlação.

 

  •         Modelo Moderno

Teoria de Resposta ao Item (TRI): Diferente do modelo clássico não se preocupa com o escore total do teste e é uma Teoria baseada no modelo do traço latente que adota dois axiomas essenciais:

* Item do Teste: Desempenho do sujeito em alguma atividade explicada em prol de traços latentes (habilidades, etc). Desempenho = efeito. Traços latentes = a causa.

 

*CCI: Relação entre o desempenho na atividade e os traços latentes, que é descrita pela Função Característica do Item ou Curva Característica do Item (CCI), equação monotônica crescente.

 

As características principais do TRI são:

*Torna os resultados comparáveis

*Trabalha com níveis de dificuldade

*Mensura a coerência das respostas dadas

*Classifica os sujeitos pelo conhecimento adquirido.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ERTHAL, T. C. Introdução à quantificação em Psicologia. In: _______. Manual de Psicometria – 8.ed / 2009 8. Ed. Rio de

Janeiro, RJ: ZAHAR, 2009, p. 20-38.

 

 

PASQUALI, L. Os modelos da Psicometria: TCT e TRI. In: ______. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação.

5ª ed.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 67-87.

 

 

PASQUALI, L. Origem e histórico da Psicometria – . In: ______. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação.

5ª ed.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 13-22.

 

 

PS: Acredito que lendo esses dois da para perceber as diferença entre eles! Tenho o trabalho falando sobre toda psicometria no meu perfil se quiseres dar uma olhada também, o nome do arquivo é: Desvendando a Psicometria. Espero ter ajudado!

2
Dislike0
User badge image

Lorena Dias

TCT tem interesse em produzir testes de qualidade, enquanto a TRI se interessa por produzir tarefas (itens) de qualidade. No final, então, temos ou testes válidos (TCT) ou itens válidos (TRI), itens com os quais se poderão construir tantos testes válidos quantos se quiser ou o número de itens permitir.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais