Buscar

o que é sistemas de freios e contra pesos?

💡 3 Respostas

User badge image

Elisa Caiaffa

A Constituição Federal de 1988, assegurando em nível de cláusula pétrea, e visando, principalmente, evitar que um dos Poderes usurpe as funções de outro, consolidou a “separação” dos Poderes do Estado, tornando-os independentes e harmônicos entre si (Artigo 2º, CF/88), é o que chamamos de “Sistema de Freios e Contrapesos”.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sabemos que dentro das democracias existem a separação dos poderes. Esta separação ocorre para garantir que estes poderes atuem dentro da lei, não indo contra os princípios democráticos e, muito menos, contra a Constituição Federal que ordena e rege o equilíbrio de uma nação.

Quando falamos no sistema de freios e contra pesos estamos nos referindo a esta separação de poderes que permite com que os poderes consigam se limitar mutuamente, garantindo com que cada um deles execute sua função de forma íntegra e democrática.

Deste modo, mesmo que cada um dos poderes tenha autonomia para levar a cabo suas próprias funções, estes devem sempre estar nos limites da lei, já que os outros poderes podem verificar e condenar possíveis abusos.

Ao mesmo tempo que os poderes são livres e autônomos, pelo fato de serem separados, cada um deles pode agir como mecanismo de controle de outros poderes, o que impede abusos de poder e garante a democracia dentro de uma sociedade.

Portanto, o sistema de pesos e contra pesos é o poder sendo limitado pelo próprio poder, como no caso da democracia brasileira, em que o governo executivo é verificado pelo Poder Legislativo e Judiciário, enquanto o Executivo também verifica o Poder Legislativo e o Judiciário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais