Buscar

o que é direito do consumidor

💡 2 Respostas

User badge image

Lohana Xavier

O que é o Direito do consumidor:

Direito do Consumidor é uma ramificação do direito civil e do direito empresarial que trata das relações jurídicas entre os fornecedores e os consumidores.

O direito do consumidor é baseado a partir de um conjunto de normas que defendem e protegem a pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumo, sejam serviços ou produtos.

Todos os direitos do consumidor brasileiro estão estabelecidos na “Lei do Consumidor”, também conhecido por Código de Defesa do Consumidor, que tem como objetivo garantir que este possa se proteger contra abusos por parte dos vendedores e fornecedores dos produtos e serviços.

1
Dislike0
User badge image

David Cintra

Conjunto de normas que disciplinam e regulam as relações de consumo, definidas pela Lei 8.078/1990 (popular "Código de Defesa do Consumidor), estabelecendo direitos e obrigações para os sujeitos deste tipo de relação, sendo o consumidor toda pessoa física ou jurídica que adquire um produto, bem ou serviço como destinatário final ( sobre o tema vale aprofundar pesquisando sobre "Teoria Finalista" e "Teoria Finalista Mitigada"), e fornecedor toda pessoa física ou jurídica, incluindo os ente despersonalizado, que realize atividade profissional (fabricação, comercialização, distribuição, etc...) de produtos ou serviços. Estabelece direitos básicos; deveres; normas de proteção e prevenção à praticas e cláusulas abusivas; defesa do consumidor em juízo, dentre outras providências.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais