Buscar

Como a logoterapia trabalha com a ansiedade?

💡 1 Resposta

User badge image

Rafaelle Antonovicz Ferreira

Aqui entram as técnicas logoterápicas. Uma fobia ou ansiedade, por exemplo, dificultam o encontro do paciente com o sentido da vida. Isso acontece porque a pessoa, em meio a essas dificuldades, tende a ficar centrada em si mesma. As técnicas logoterápicas vêm, portanto, distanciar a pessoa do problema para que ela enxergue o sentido da vida. As técnicas retiram a cortina de fumaça para que enxerguemos o sol do sentido. O próprio Viktor Frankl desenvolveu duas técnicas – sobre as quais falaremos aqui. Já outros especialistas, como Lukas, Crumbaugh e Maholick, Starlick, dentre outros criaram testes e técnicas específicas para intervirem em circunstâncias peculiares, mas todas ancoradas ou inspiradas nos fundamentos da Logoterapia e Análise Existencial.

A técnica é a Derreflexão. Esta é uma ferramenta específica para lidar com a ansiedade. Não poucas vezes deixamos de identificar o sentido da nossa vida porque estamos demasiadamente ocupados com um excesso exaustivo de preocupações. Para que consigamos vislumbrar o sentido é preciso retirar o muro das preocupações vãs que geram ansiedade. A ansiedade é apenas um reflexo de que estamos povoando nossa mente com coisas que não têm sentido para nós. Ao retirar o “entulho”, resta a “responsabilidade intransferível”, isto é, aquilo que o mundo espera de nós; o pré-requisito que o mundo nos exige para que ele nos entregue o sentido da vida.

A logoterapia utiliza técnicas terapêuticas para tratar do paciente em seu estado de desarmonia. As técnicas logoterapêuticas não consistem num sistema de teorias a serem aplicados, já estabelecidos, no paciente, mas uma via de orientações para ajudar o paciente encontrar a sanidade, a sua verdadeira libertação de espírito. Entre as principais técnicas da logoterapia sublinha-se a “intenção paradoxal”.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais