Buscar

Como ensinar criticamente com a realidade das escolas públicas brasileiras?

Somos formadores de opinião que não podemos ficar neutros na hora de analisar e avaliar o cenário nacional. Com isso em mente, como fazer para que nossos alunos sejam mais críticos com assuntos de cidadania e vida em sí, dentro da realidade das escolas de hoje em dia?

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz Francisco Batista Sampaio

Bom dia,

Quando eu dava aula de matématica sempre que possivel apresentava questões contextualizadas e situações problemas envolvendo a real situação do povo.

Principalmente quando envolvia questões sobre matemática financeira, no qual o enciado dos livros sempre envolve valores monetários totalmente fora da realidade dos alunos.

Na aulas sempre surgiam comentários e discussões sobre os assuntos, e acho que muitos alunos refletiam posteriormente.

Acho que o professor deve apresentar e mediar as discussões não deixando que sua própria opinião domine a do aluno. Se o aluno é a favor do uso das drogas ou é a favor do aborto, tudo bem, entretanto o aluno deverá estar conciente sobre o lado bom e o lado ruim de tomar determinada postura em relação a determinado assunto.

Bem esta é minha opinião! Bons estudos!

1
Dislike0
User badge image

Marina Macedo

Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Também concordo com vc, não devemos deixar nossas convicções e visões dominar os alunos!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais