Buscar

o fosgênio cl2co tem um momento dipolo menor que o formaldeido, h2co, embora contenha átomos eletronegativos de cloro no lugar dos átomos de hdrogenio

💡 2 Respostas

User badge image

Iara Oliveira

A determinação da polaridade de uma molécula pode ser realizada por meio do Momento de Dipolo ou Momento Dipolar Resultante, cujo símbolo é  . Se estivermos falando apenas do momento dipolar de cada ligação da molécula, nesse caso o símbolo é a letra grega mi (µ).

A molécula será apolar se o momento dipolar for igual a zero, mas se for diferente de zero, significa que ela é polar.

Existem duas coisas importantes a se considerar na determinação desse momento dipolar resultante. Vejamos quais são:

1) Diferença de eletronegatividade entre os átomos dos elementos participantes da reação. Por exemplo, a molécula de HF apresenta uma acentuada diferença de eletronegatividade, pois o flúor atrai, muito mais que o hidrogênio, o par de elétrons da ligação. Dessa maneira, a distribuição das cargas não é simétrica, apresentando dipolos elétricos.

Esse dipolo é representado por um vetor que fica virado para a extremidade que concentra mais os elétrons, ou seja, do átomo menos para o mais eletronegativo. Assim, nesse caso, o vetor, que é o único, será o vetor resultante, conforme indicado abaixo:

Observe que o valor do vetor é o mesmo do momento dipolar, que é dado na unidade debye (D= 3,33 . 10-30 coulomb . metro). Visto que o momento dipolar é diferente de zero, a molécula e a ligação são polares.

1
Dislike7
User badge image

Estudante PD

sim exact
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais