Buscar

Quais são os sais minerais e suas funções?

💡 3 Respostas

User badge image

Aparecida Sá

calcio ,ferro,cromo, cobre,,  maganes,iodo......etc

0
Dislike0
User badge image

Aparecida Sá

calcio,ferro, ferro , fosforo

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ao contrário do que muitos acreditam, a água que bebemos não é absolutamente pura. Ela contém pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos. Estes sais também precisam ser repostos continuamente. É por isso que a desidratação pode matar – a carência aguda de minerais prejudica o metabolismo, como a carência de potássio, que pode causar paralisia muscular, inclusive da musculatura cardíaca.


O cálcio e o flúor, por exemplo, formam e mantêm ossos e dentes. O cálcio ainda ajuda na coagulação do sangue e participa das contrações musculares. Estes dois minerais podem ser encontrados no peixe. Leite e derivados, além de ervilhas secas, verduras, feijões e castanhas também são ricos em cálcio.


SAL MINERAL PRINCIPAIS FUNÇÕES ALIMENTOS ONDE É ENCONTRADO
FÓSFORO Componente das moléculas de DNA e RNA, o fósforo auxilia na formação dos ossos e dos dentes. Encontrado no leite e derivados, ovos, carnes, peixe, repolho, ervilha, feijão e cereais.
FERRO Auxilia na absorção e transporte de oxigênio no corpo. Vegetais verdes, leite, ovos, carnes, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, pinhão, aspargos.
MAGNÉSIO Auxilia nas reações químicas celulares e nos processos enzimáticos. Legumes, hortaliças de folhas verdes, nozes, maçã, banana, figo, soja, gérmen de trigo, aveia, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão.
SÓDIO Auxilia na contração muscular e regula o líquido do corpo. Sal de cozinha, ovos, carnes, verduras, algas marinhas.
IODO Componente de alguns hormônios importantes para o organismo, como por exemplo, da Tireoide. Frutos do mar, peixes, sal de cozinha iodado.
CÁLCIO Auxilia na calcificação e formação de ossos e dentes; coagulação do sangue, contração muscular. Leite e derivados, ovos, couve, espinafre, rúcula, brócolis, cereais.
FLÚOR Auxilia na remineralização dos dentes, protegendo da formação de cáries. Verduras, carnes, peixes, arroz e feijão. É acrescentado na água encanada.
POTÁSSIO Auxilia na contração muscular e transmissão de impulsos nervosos. Carne, leite, ovos, cereais, banana, melão, batata, feijão, ervilha, tomate, frutas cítricas.
ZINCO Auxilia no metabolismo da insulina. Carne, fígado, frango, peixe, mariscos, ovos, germe de trigo, ervilha, castanha do Pará.
SELÊNIO Auxilia no metabolismo de gorduras. Carnes, ovos, tomate, milho, cereais, frutos do mar.
MANGANÊS Auxilia nos processos enzimáticos. Cereais integrais, legumes, café, chás.
COBRE Auxilia na produção de hemoglobina. Fígado, ovos, peixe, trigo integral, ervilhas, amendoim, feijão, cereais integrais, nozes.
ENXOFRE Auxilia o metabolismo e estruturação das proteinas. Carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo.
CROMO Auxilia no metabolismo da glicose. Carnes, mariscos, cereais integrais, levedo de cerveja.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais