Buscar

Quais  são os processos envolvidos na formação da urina?  

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão, vamos entender como a urina é formada.


A primeira etapa consiste no processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Por conta da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias transbordam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, com menor quantidade de proteínas, vai para os túbulos renais.


Em seguida temos a etapa de reabsorção. Nela, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas de volta para o sangue. Aproximadamente \(65\%\) do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal enquanoto que a glicose e os aminoácidos são reabsorvidos praticamente na sua totalidade. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais. Já o túbulo distal apresenta alta capacidade de reabsorção de íons. 


Por fim, a última etapa chamada de secreção, ocorre a transferência de moléculas presentes no sangue para dentro do lúmen do néfron. Entre os principais produtos secretados, podemos citar o hidrogênio, potássio e amônia.


Assim,os processos envolvidos na formação da urina são :filtração, reabsorção e secreção.

 

Fonte:https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/formacao-urina.htm

1
Dislike0
User badge image

Thalita Lopes

  • Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, que possui composição semelhante à do plasma sanguíneo, mas com menor quantidade de proteínas, segue em direção aos túbulos renais.

    Aproximadamente 1,6 mil litros de sangue são filtrados diariamente, formando 180 litros de filtrado. Desses 180 litros, são formados apenas dois litros de urina por dia, o que demonstra uma grande reabsorção.

  • Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais. Já o túbulo distal apresenta alta capacidade de reabsorção de íons. Estima-se que cerca de 99% do filtrado seja reabsorvido nessa etapa de formação da urina.

  • Secreção: ocorre a transferência de moléculas presentes no sangue para dentro do lúmen do néfron. Entre os principais produtos secretados, podemos citar o hidrogênio, potássio e amônia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais